Tecnologia Odontológica, afinal, o que é ?

Tecnologia Odontológica

A tecnologia odontológica vem ajudando grandemente os profissionais da área a deixarem os procedimentos e tratamentos mais rápidos, fáceis e confortáveis, tanto para os dentistas quanto para os pacientes.

Isso porque, essas tecnologias oferecem procedimentos mais seguros, com menos exposições e, o melhor, na maioria das vezes, indolores.

Além disso, esses procedimentos estão cada vez mais presentes nos consultórios odontológicos e também nos laboratórios de próteses, sendo que podem se tornar grandes diferenciais na hora do atendimento de qualidade.

Essa situação se justifica porque eles apresentam diversos benefícios, entre eles os tratamentos rápidos e indolores, relacionados às facetas de porcelana, que podem ser concluídas de 2 a 3 sessões, graças à tecnologia e ao uso de softwares específicos.

Além dos resultados eficazes, uma vez que os dentistas conseguem realizar simulações de resultados diretamente dos computadores, aumentando previsibilidade, diminuindo erros e proporcionando resultados cada vez mais exatos.

Fora a possibilidade de procedimentos menos invasivos – apesar de exigir mais conhecimento do dentista, o que justifica o quanto custa lente de contato dental – os atendimentos são muito mais confortáveis para os pacientes, sem necessidade de cortes ou pontos.

Por fim, existe o privilégio de um acompanhamento de perto durante todo o processo, ou seja, o paciente pode acompanhar todo o seu tratamento, tirando as dúvidas e também, caso não goste de algo, pode solicitar a mudança ao seu dentista antes do início dos procedimentos.

Um exemplo mais rotineiro desse avanço, que já está bem conhecido pelas pessoas, é o aparelho dental invisível, que além de alinhar os dentes do paciente, ainda oferece muito mais conforto e um design incrível, por ser totalmente discreto.

Importante dizer, ainda, que este aparelho é preparado totalmente pelo computador e depois moldado em um plástico elástico transparente, ajustando a arcada de cada paciente.

Conheça outras tecnologias da área

Além deste aparelho, outros procedimentos vêm sendo adaptados para o ramo tecnológico, agilizando os trabalhos odontológicos e oferecendo conforto aos pacientes.

Pensando nisso, listamos, a seguir, cinco dessas novas tecnologias, sendo que entre elas estão as seguintes:

1 – Impressão 3D

A impressora 3D tem feito sucesso não só na odontologia, mas também em diversos outros setores, principalmente visando sua agilidade e sua grande capacidade.

Porém, no ramo odontológico, que é o nosso foco, ela funciona para imprimir próteses laminadas, mais conhecidas como lente de contato dental, bem como para diversas outras situações.

2 – Anestesia eletrônica

Essa função é facilitada por um equipamento chamado “The Wand”, capaz de minimizar os incômodos da anestesia tradicional, além de dosar a quantidade exata necessária de anestésico para cada procedimento.

Essa tecnologia é ideal para quem tem medo da picada da agulha, além de não possuir efeito colateral e nenhuma contraindicação.

3 – Escaneamento intraoral

Com essa tecnologia, também chamada de modelagem digital, os dentistas conseguem capturar imagens detalhadas da boca do paciente, enviando-as diretamente para seu computador.

Esse escaneamento oferece com exatidão o formato dos dentes, o tamanho, tonalidade, desalinhamento e demais informações necessárias para entender qual o melhor tratamento para o paciente, incluindo a possibilidade de um clareamento dental.

4 – Cirurgia guiada

Essa tecnologia é bastante procurada pelos implantodontistas, principalmente, por permitir a realização do procedimento com muito mais segurança e sucesso.

Isso porque o escaneamento, anteriormente apresentado, ajuda que o dentista entenda as características anatômicas do paciente de forma mais aprofundada.

Assim, o profissional tem acesso a diversas informações importantes, como a espessura da gengiva, o posicionamento dos dentes, dos ossos e outros detalhes, realizando uma cirurgia virtual totalmente planejada, evitando cortes desnecessários, erros ou complicações.

5 – Laudos a distância

Essa tecnologia nada mais é do que o envio das imagens de exames pela internet, por meio de uma empresa de laudos online.

Ou seja, o dentista realiza o exame no consultório e envia para esta empresa, assim os profissionais analisam as imagens e enviam o resultado para o e-mail do profissional odontológico.

Importante dizer que tudo isso acontece sem burocracia, de maneira rápida, prática e segura, a partir de criptografia.

Além desta tecnologia de laudos em relação ao atendimento do paciente odontológico, existem também outras questões que englobam o bem-estar do paciente, isso antes mesmo de começar os procedimentos, sendo eles:

  • Prontuários digitais (fichas odontológicas);
  • Sistema de gestão integrada (gestão da clínica);
  • Assistentes virtuais (inteligência artificial);
  • Planejamento digital do sorriso (scanner intraoral).

Conclusão

Como apresentando, esses avanços tecnológicos trazem muitos benefícios para o paciente e também para o dentista, sendo assim, são indispensáveis para os dias de hoje.

Ademais, ter um sorriso saudável está cada dia mais acessível, graças aos avanços da odontologia em paralelo às tecnologias.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

Leia Também:

Tecnologia e comunicação: como melhorar o sucesso na sua empresa

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 7 =