Como é a vida de um detetive particular?

Detetive Particular

A rotina de um detetive particular não é nada fácil, porém ela vem ganhando bastante adeptos nos últimos anos devido à regulamentação da profissional em 2017. Estima-se que no país tenha mais de 80 mil profissionais que atuam nesse segmento.

Para ser um detetive particular não é obrigatório ter ensino superior, no entanto, ele precisa fazer um curso específico da área em uma instituição especializada e devidamente certificado, visto que a atuação do profissional deve ser feita na lei.

Veja a seguir como é a rotina de trabalho um detetive particular, quais são as principais metodologias abordadas na profissão e todos os serviços realizados pelos detetives particulares:

Como um detetive particular trabalha?

Primeiramente para ser um detetive particular é preciso conseguir enxergar fatos, dados e informações, que outras pessoas não consigam captar e agir com bastante cautela e sigilo para coletar todas as provas para solucionar um adultério, desaparecimento, fraude ou outro tipo de crime seja ele real ou virtual.

Já o trabalho e a rotina vai depender exclusivamente do tipo de investigação, podendo envolver monitoramento, viagens e até mesmo infiltração. Todo esse processo ajuda para que ele desenvolva habilidades específicas, assim como o domínio das novas tecnologias, além de pensamento calculista para conseguir prever todos os passos do investigado e organização para não deixar passar algo que seja importante e imprescindível para o sucesso da investigação.

Quais são as principais metodologias utilizadas pelo detetive particular?

Como citamos o dia a dia de um detetive particular é bastante corrido, seus horários podem variar de caso para caso, sem que haja uma rotina certa e específica a ser seguida como nos trabalhos convencionais. Contudo, o profissional se utiliza de alguns métodos e habilidades para a execução da atividade e que facilitam todo o processo.

Identificação do problema

 Esse é o primeiro passo da investigação, onde por uma conversa inicial com o cliente, o detetive consegue saber qual é o objetivo ao procurá-lo. Ele irá questionar e perguntar informações para saber sobre o problema e para conseguir entender quais métodos deverão ser utilizados nesse determinado caso.

Planejamento do caso

Após a primeira conversa, o detetive particular realiza um estudo mais a fundo para planejar como será feita a investigação e optar pelas melhores ferramentas a serem utilizadas no caso em questão. Ele coloca todas as informações passadas pelo cliente para se organizar e identificar qual a melhor forma de começar a investigação.

Pesquisa e busca de Provas

Nessa fase o detetive particular passa uma boa parte do seu tempo pesquisando por informações, sobretudo online. Envolvendo a verificação de antecedentes, acesso às redes sociais, e-mail, pesquisas em banco de dados e pesquisas no Google. Com isso, ele conseguirá encontrar provas seja através de fotos, vídeos, gravações de ácido ou gravações telefônicas da pessoa em questão.

Essa é uma responsabilidade bem importante para o curso da investigação, tanto para a etapa inicial quanto para encontrar evidências de fato sobre o investigado.

Organização de evidências

Após pesquisar e reunir o máximo de provas possíveis, é hora de reunir essas evidências e organizá-las para que assim consiga descobrir as próximas etapas do caso e reunir todos os detalhes e entregá-las nas mãos do contratante.

Entrega das provas finais

Por fim, o detetive particular prepara um relatório final com todas as informações que foram obtidas, já organizadas, para que o cliente saiba tudo o que aconteceu e se as dúvidas dele estavam certas ou não, e assim ele possa tomar as medidas cabíveis e necessárias.

Quais são os serviços oferecidos pelo detetive particular?

O profissional pode trabalhar com diversos tipos de investigação ou até mesmo se especializar em todos para ter uma gama extensa de serviços em seu escritório. Geralmente, os principais serviços oferecidos pelo detetive particular são:

  • Investigação conjugal;
  • Investigação familiar (monitoramento de filhos, busca por pais biológicos, busca por bens escondidos pelo cônjuge etc.);
  • Investigação pré-nupcial;
  • Investigação empresarial;
  • Contraespionagem;

Essas são os diversos ramos de atuação que um detetive particular pode seguir para ajudar as pessoas que buscam por esse tipo de serviço. Vale ressaltar que em casos de investigação criminal, o profissional contribui com as autoridades mediante a uma autorização oficial e outra da família.

Quando devo contratar um detetive particular?

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − sete =