Quando devo contratar um detetive particular?

contratar um detetive particular

O detetive particular é um profissional que tem como principal objetivo ajudar as pessoas em diversos tipos de investigação. Ele se utiliza de técnicas, métodos e instrumentos apropriados para que a realização do serviço seja um sucesso e tenha o resultado esperado.

E quem nunca passou por uma insegurança ou um problema e pensou em contratar um detetive particular. Entretanto, muitos não sabem quando e, porque exatamente contratá-los.

O que pode fazer um detetive particular?

Existem diversas situações em que os serviços de um detetive particular pode ser de grande utilidade para o contratante, assim como:

Contraespionagem

O intuito da contratação da contraespionagem ou espionagem empresarial, é preservar dados e bens (materiais ou intelectuais). O detetive fará uma investigação aprofundada para descobrir provas que comprovem que esteja acontecendo uma espionagem por parte da concorrência, além de encontrar formas de evitar que esse tipo de problema volte a acontecer.

Investigação Conjugal

Esse tipo de investigação é contratada quando o par assume atitudes e comportamentos suspeitos e diferentes do normal, existindo assim uma suspeita de infidelidade. Por isso, homens e mulheres que possuem algum tipo de desconfiança ou suspeita de que o(a) seu parceiro(a) esteja tendo um caso extraconjugal, pode se aproveitar dos serviços de investigação do detetive particular para tirar sua dúvida.

Monitoramento familiar

Utilizada para identificar ações de jovens e adolescentes, cônjuges ou de demais parentes, que estejam tendo algum tipo de atitude suspeita e inadequada. Geralmente, pais que suspeitam que seus filhos estejam se envolvendo com drogas ilícitas são alguns dos principais clientes. Além disso, o serviço é indicado para pessoas que desejam investigar paternidade, comprovar pagamento de pensão alimentícia e até mesmo abandono de incapaz.

Localização de pessoas desaparecidas

De acordo com dados obtidos a partir de micro dados das secretarias estaduais de Segurança, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pedido do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), só em 2019 mais de 82 mil pessoas desapareceram no país. Por isso, a investigação particular pode ajudar a localizar pessoas desaparecidas através de pistas e coleta de informações.

Vale ressaltar que o ideal é que o detetive particular seja procurado nas primeiras 48 horas, dado que são determinantes para a resolução do caso.

Contratar um detetive particular é crime?

Não, a profissão de um detetive particular é regulamentada pela lei e não é considerada crime. Porém, é importante saber o porquê contratar esse tipo de serviço, para evitar que algum tipo de problema aconteça e para solucionar algum caso importante que esteja acontecendo dentro de sua casa ou até mesmo fora. Por isso, avaliar e considerar algumas situações passadas no dia a dia é de extrema importância para entender se é válido pedir a ajuda de um detetive particular.

Outras situações também precisam ser consideradas, tais como:

  • Caso esteja sendo chantageada e sofrendo ameaças;
  • Quando se desconfiando de roubo ou desvio de dinheiro;
  • Esteja sofrendo furtos, fraudes e extorsões;
  • Assédio moral;
  • Desconfie de espionagem e vazamento de informações sigilosas;
  • Abuso de poder;
  • Precaução na hora de contratar um profissional para um cargo de confiança.

Sabendo disso, será o primeiro passo para garantir que todas as suas dúvidas e suspeitas sejam sanadas.

Leia Também:

Como aparecer no Google gratuitamente em 3 passos

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − três =