Os valores centrais e a cultura são aqueles detalhes absolutamente essenciais para uma organização alcançar sua visão e cumprir seu propósito. Eles orientam o comportamento e fornecem uma base sólida para a ação.
No entanto, muitas marcas deixam a desejar quando se trata de incorporar isso tudo em seu DNA. Muitas vezes há investimentos significativos na concepção e articulação de seus valores para criar sua cultura ideal.
Os funcionários, geralmente, têm pouca consciência disso e não acreditam que estão sendo demonstrados nas palavras ou ações de seus líderes ou colegas. Quer entender como consolidar este conceito? Então, vem com a gente.
O que é Cultura da Empresa?
Além do salário, benefícios e oportunidades de crescimento profissional, muitos colaboradores consideram a cultura da empresa um fator importante na hora de procurar um novo emprego, seja no ramo da advocacia ou numa indústria de Disco Diamantado.
Na verdade, de acordo com uma pesquisa, 46% dos candidatos disseram que optaram por não se candidatar porque não achavam que seria uma boa cultura. Compreender isso o ajudará a desenvolver algo positivo para o seu local de trabalho, que se concentre nos valores, missão e objetivos da sua empresa e ajude seus funcionários a serem produtivos, satisfeitos e engajados.
Como consolidar a cultura empresarial
- Insira valores e comportamentos que devem ser enfatizados, defendidos e modelados por líderes: A história está repleta de expressões e provérbios que destacam o quanto muitos profissionais não sabem lidar com os demais.
Embora isso possa soar um pouco dramático, ilustra claramente a importância de liderar pelo exemplo e não pela mensagem, por mais bem escrita que pareça num primeiro momento.
Os líderes devem ser os primeiros a acenderem uma Luminária De Emergência e defenderem os valores da organização. Ao se comunicar regularmente e modelar comportamentos, estará ajudando na adoção desses valores em todo o resto da organização.
- Defina claramente os valores em termos concretos: As pessoas são seres complexos e todos nós interpretamos as coisas de forma diferente. É isso que, por vezes, dificulta a comunicação. Por exemplo, a inovação pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes.
Portanto, passar os isso de forma tangível permite que os demais leitores entendam o que precisam fazer para estarem a par de tudo aquilo que é pregado pela empresa.
- Sabendo que a comunicação de cada valor afetará os funcionários: Garanta que os funcionários entendam como cada valor os afeta pessoalmente, como isso beneficia sua equipe e como eles impactam o negócio como um todo.
Explicar por que cada valor é importante os tornará mais tangíveis e valiosos. Enfim, todos poderão incorporá-los em seu trabalho diário e criar adesão. Workshops e reuniões de equipe são um bom lugar para começar, pois facilitam a discussão e permitem que as pessoas compartilhem seus pensamentos e exemplos umas com as outras.
Depois disso, vale ressaltar que a cultura empresarial é uma espécie de Porca Gaiola, que dá sustentação a curto, médio e longo prazo.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais
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