Como escolher um segmento dentro do seu setor?

Para que uma empresa possa ter sucesso neste mercado tão competitivo, seja ela uma fabricante de mesa rustica de madeira ou uma loja de roupas femininas, é fundamental se destacar da concorrência.

Para isso, é importante adotar estratégias eficientes para conquistar seu público-alvo, garantindo alto padrão de qualidade, experiência de compra diferenciada, bom atendimento, entre outras necessidades comuns do consumidor.

E para que as estratégias adequadas sejam adotadas, é importante segmentar o mercado em que se atua.

A segmentação de mercado permite que a empresa foque suas ações em um nicho específico de cliente que realmente irá se interessar pelos produtos e serviços oferecidos pela companhia.

Neste artigo, iremos falar sobre o que é exatamente a segmentação de mercado e como escolher um segmento dentro do seu setor. Acompanhe.

O que é segmentação de mercado?

Como sugere o nome, a segmentação de mercado visa dividir os nichos de público em que uma empresa atua, de forma que essa mesma empresa adote estratégias e focadas em um público-alvo que de fato se interessa pelos seus produtos e serviços.

Uma empresa de motor weg 2cv, por exemplo, pode segmentar seu público em empresas automotivas para distribuição, convertendo seus esforços e estratégias para esse tipo de mercado B2B (de empresa para empresa).

De modo geral, a segmentação de mercado identifica quais os clientes irão consumir seus produtos e assim, a empresa pode se destacar da concorrência e atingir resultados de sucesso.

Além disso, a segmentação de mercado traz outras vantagens para uma companhia como por exemplo, a otimização de recursos, diminuição das chances de erros e decisões de investimentos mais assertivos.

Algumas estratégias a serem usadas para segmentar o mercado de uma empresa são:

  • Reposicionamento de marca;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Atendimento personalizado;
  • Promoções exclusivas.

Veja como escolher um segmento dentro do setor da sua empresa

Não há apenas uma forma de segmentar o mercado de uma empresa, portanto,para escolher de forma assertiva, é importante realizar uma pesquisa de mercado com o público por meio de um questionário para colher informações comportamentais, psicográficas e geográficas.

  • Segmentação comportamental: esse tipo de segmentação identifica o cliente conforme a relação que ele tem com a empresa e a frequência com que ele consome os produtos ou serviços dessa empresa;
  • Segmentação psicográfica: esse tipo de segmentação se refere a questões psíquicas dos clientes como sua personalidade, opiniões, atitudes e estilo de vida.

Questões como: qual o comportamento do cliente durante a compra? O que ele busca? O que ele percebe como valor agregado? Quais padrões de consumo ele possui;

  • Segmentação geográfica: as características da região onde a empresa atua são essenciais para decisões e estratégias do negócio.

Uma empresa fabricante de desengraxante alcalino, por exemplo, pode explorar questões pontuais relacionadas à região onde está localizada, adaptando seu produto, logística e outros detalhes à ela.

Esse foi o nosso artigo com orientações para escolher um segmento de mercado dentro do seu setor. Esperamos que tenha sido útil para você. 

 Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Biblioteconomista e professora de História

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