ROI e ROAS, quais as diferenças entre eles

Para uma estratégia de marketing bem sucedida, é essencial estudar os resultados e retornos que os investimentos feitos em mídia tem entregue para sua empresa, pois só assim terá como melhorar pontos necessários, essas métricas chamamos de ROI e ROAS. 

Ainda que ROI seja mais popular, ROAS é tão importante quanto. Muitos não identificam sua importância para o mercado, como calcular e seu significado, por isso, vamos falar abaixo sobre ambas e suas diferenças. Lembrando que ambas análises são válidas para todo tipo de negócio, até mesmo uma fábrica de máquinas de solda elétrica.

ROAS

O ROAS, sigla para Return on Advertising Spend, mede o retorno da estratégia de marketing aplicada, ou seja, similar ao ROI, mas focado apenas em campanhas pagas. 

Dessa forma, você poderá identificar se os investimentos direcionados aos anúncios têm dado o resultado esperado, quais canais são mais vantajosos e quais devem ser desconsiderados. 

O ROAS é útil para todo e qualquer tipo de segmento no mercado, tem um apelo maior para o e-commerce, que costumam se apoiar totalmente em mídias pagas. Alguns exemplos de canais de mídia são: Google Ads; Linkedin Ads; Facebook Ads e Instagram Ads.

É claro que, para chegar a uma análise completa, é preciso verificar outros resultados. Assim, você perceberá o que causa o ROAS baixo, já que a métrica, de forma isolada, não sinaliza o que precisa ser melhorado.

O recomendado é que o ROAS se mantenha acima de 2, e caso esteja abaixo de 1 significa que seus anúncios estão gerando mais prejuízos do que vantagens, e quando isso acontece, a melhor forma de lidar é descartar e repensar os formatos e canais escolhidos. 

É através desta e outras métricas que se aplica um gerenciamento data-driven, ou seja, baseado em dados e focado em resultados. Esta é uma maneira de usar os dados dispostos e gerados diariamente pela sua própria empresa e seus clientes.

ROI

O ROI, bem mais conhecido do que ROAS, se refere ao retorno sobre o valor investido na campanha. Esta métrica mensura os ganhos e prejuízos de uma ação publicitária feita por seu negócio. O ROI oferece uma visão mais ampla dos valores e retornos de sua empresa.

Para descobrir o resultado real, o ROI engloba todos os valores investidos na campanha. Um link patrocinado de uma empresa de equipamentos de combate a incêndio, por exemplo, são levados em consideração todo e qualquer custo investido, incluindo taxas de agências e cliques. 

O resultado do ROI é sempre uma porcentagem, e quando for igual a 100% corresponder a R $1,00 ganho para cada R $1,00 gasto, e se o resultado final for menor do que isso, significa que seu ganho é menor do que o investimento, portanto, identificamos que o valor mínimo ideal é de 100%.

Ao identificar os resultados, é possível compreender todo o investimento e ganho de forma mais clara, e assim, entender quais as principais fontes de retorno e lucro de seu negócio, assim como perceber quais os melhores canais e estratégias de marketing são mais efetivas para sua empresa, seja ela uma pequena loja de arquivos domésticos ou uma gigante do setor de projeto de instalações elétricas.

Blog, SEO, e-mail marketing, marketing de conteúdo, treinamento de equipe de vendas e campanhas de Google Ads são algumas das principais estratégias beneficiadas pelo ROI 

Sendo assim, concluímos que o ROI avalia os retornos de todos os custos, e o ROAS os valores especialmente aplicados à anúncios pagos. Assim, podemos entender que essas métricas devem ser aplicadas em conjunto, como uma maneira de melhor análise. 

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

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