Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing?

Já deve ter ouvido falar de prospecção de clientes. Essa é uma estratégia bem comum no mercado digital.

Se o empreendedor trabalha com catalisador para tinta, ele precisa de uma forma simples para ir atrás do seu cliente em potencial.

Essa definição dos respeito àquele que possui características similares aos que já compram seus produtos.

A prospecção é um dos aspectos mais importantes do mercado, sendo indispensável para o empresário que visa abrir seu negócio ou já possui um.

Para que isso seja feito, existem duas táticas estratégicas que são utilizadas: Inbound e Outbound Marketing.

Neste texto veremos o que são essas duas estratégias e quais suas diferenças.

O que é Inbound Marketing

O Inbound marketing busca atrair potenciais clientes através de conteúdos personalizados, que são direcionados aos ICPs (perfis ideais de clientes).

Essa estratégia é considerada mais sutil, pois os possíveis interessados encontram o seu negócio por conta própria.

Ou seja, se vende conectores elétricos, vai atrair com essa tática, os clientes exatos que vão encontrar, organicamente, seu produto.

Os pontos fortes dessa estratégia são:

  • São atraídos para seu produto através de conteúdos que gostariam. 

Caso sua empresa use marketing de conteúdo para divulgar seus produtos, postagens em redes sociais, vídeos, blogs ou site, o cliente encontra sua oferta, pois está procurando algo relacionado ao assunto.

  • Conversão alta, afinal, quando realiza uma ação como clicar em uma página para baixar o conteúdo (e-book, por exemplo), ele provavelmente preencherá algum formulário.

Até mesmo em redes sociais, a conversão é feita por interação com os comentários.

  • A partir desse ponto pode ser considerado um Lead com potencial de compra.

Ainda há o funil de vendas, que começa com a identificação do problema ou da objeção que o impediu de comprar.

Porém, ele teve uma experiência proveitosa, um bom atendimento e vai sentir que construiu esses caminhos sozinho.

O que é Outbound Marketing

Essa é mais uma tática que vai dar estruturas metálicas, para que a base de sua empresa seja muito forte.

Ao contrário do Inbound marketing, o Outbound consiste em estratégias de vendas focadas na prospecção ativa e abordagem de clientes.

Ou seja, sua empresa busca os clientes ativamente, seja por telemarketing, e-mail marketing, é o gestor que irá definir as abordagens.

Além de vendas telefônicas, ainda serem fortes no mercado, estão inclusos nessa estratégia:

  • Propagandas de TV;
  • Rádio;
  • Mala direta;
  • Flyers;
  • Links patrocinados;

As táticas que diferenciam muito uma estratégia da outra é que sua equipe vai buscar o cliente.

Para que isso ocorra, o colaborador precisa de um campo amplo de pesquisa, e personas.

Para que isso aconteça, é necessário uma lista de clientes potenciais segmentados.

Existem diversas empresas que ofertam esse tipo de serviço, facilitando muito a vida do empreendedor.

Com os contatos prontos para serem abordados, ligações frias e e-mails precisam ser realizados.

Essa abordagem tem de ser envolvente e atrativa para quem irá receber o SMS, e-mail ou telefonema.

Conseguindo entender essas diferenças, fica mais fácil visualizar quando essas estratégias se encontram.

A prospecção é feita pelo Inbound, porém a abordagem para quebra de objeções pelo Outbound Marketing.

Com essas duas ferramentas em mãos, seus clientes terão a experiência adequada para seu consumo ideal.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =