Quais as etapas do processo criativo?

Antes de falarmos das etapas do processo criativo, precisamos dar a definição do que se trata tal processo e deixar claro que assim como frigorífico só funciona se houver um câmaras de refrigeração, o processo criativo também só irá funcionar se houverem ideias.

Um processo criativo, é um processo cognitivo que produz novas ideias ou transforma ideias antigas em conceitos atualizados. Ficou interessado, e quer saber mais sobre as etapas de um processo criativo? Siga com a leitura! 

Como estimular o processo criativo?

Para estimulá-la o caminho é apostar em métodos de processo criativo que resultem na produção de ideias. Um modelo de processo criativo é uma abordagem para produzir algo – relativamente – novo e original.

Há quem busque inspiração olhando o mar, ou fazendo meditação, ou ainda há quem recorra  ao aluguel de máquina de solda apenas para ouvir o som que ela faz…cada obra depende do nível de inspiração/ideias do seu criador.

A arte do pensamento

Em 1926, o psicólogo social inglês da London School of Economics, Graham Wallas, de 68 anos, lançou uma teoria chamada  “Arte do Pensamento”. Essa teoria definiu, pela primeira vez, o processo da criatividade em quatro estágios ou etapas.

Etapas do processo criativo: 

  • Preparação – característica: a curiosidade a partir de exemplos. É desse primeiro passo que surge a preparação do modelo de processo criativo, através da resolução de um problema. 
  • Incubação – O período de incubação é o oposto do anterior, sendo mais uma fase inconsciente, em que todas as informações que foram coletadas e estudadas devem trabalhar de forma independente no cérebro.
  • Iluminação – Quando a solução aparece, chama-se iluminação. O famoso Momento Eureka, ou o insight. Embora surja repentinamente, e sem esforço físico ou mental aparente, a iluminação é o resultado de períodos intensos de preparação e, muitas vezes, de esquecimento também.
  • Verificação – Chegou um dos momentos mais divertidos do processo criativo. Aqui, você pode colocar a mão na massa. Ideias são ótimas para projetos, e a etapa  é o momento de colocar todas as ideias, pensadas na iluminação em prática.

Nem todas as ideias serão aprovadas, mas uma sugestão pode trazer outras ideias e inspirar até os colaboradores da sua empresa para apresentar novas soluções. Ao introduzir as suas ideias, o processo criativo volta para a fase inicial, até certo ponto, à medida que as sugestões são revisadas. Algumas propostas podem ser reprovadas, enquanto outras são executadas e ajustadas para atingir o objetivo da companhia. 

O que fazer para ativar o processo criativo?

É natural do ser humano trabalhar arduamente na solução de problemas, mesmo quando não estamos avançando. Trabalhar em uma ideia requer criatividade, e ao nos depararmos com o tamanho do esforço que teremos que fazer para pensar, geralmente chegamos a um beco, sem perceber. Deixe a mostra o cone de sinalização, indicando pausa obrigatória para sua mente.

Nossa mente também precisa de descanso para se reorganizar, se reestruturar. Tirar um tempo para descansar a mente o ajudará  a aumentar sua criatividade e a manter a solução de problemas produtiva e inovadora.

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =