O que considerar antes de fazer um planejamento estratégico para 2022

Gerenciar uma empresa é tarefa complexa, o tempo às vezes parece passar em um ritmo diferente e quando você menos espera, já é praticamente metade de fevereiro mesmo parecendo que a virada de ano foi agorinha mesmo.

Se você está com a sensação de que os dias e as semanas estão te atropelando e ainda não conseguiu definir coisas importantes para que 2022 flua da melhor forma possível, fique tranquilo, vamos te ajudar.

Elaboramos este artigo com alguns pontos importantes que você deve considerar antes de definir seu planejamento estratégico para 2022, leia com atenção e coloque em prática!

O que é planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é a forma pela qual a empresa toma decisões sobre onde vai investir (tempo, dinheiro, ou ambos) durante o ano ou por um período de tempo determinado, podendo ser maior ou menor, de acordo com os objetivos traçados.

De modo geral, envolve a definição de metas e as ações que devem ser tomadas para alcançá-las, como por exemplo a criação de um setor focado em Prospecção Industrial, em que será necessária adaptação do local de trabalho e obtenção de recursos financeiros para formação de equipe.

O planejamento estratégico pode incluir metas menos ou mais audaciosas, dependendo do momento da empresa, pode abranger compra de equipamentos, como citamos anteriormente ou até mesmo expansão das operações para outras cidades e estados.

O que considerar para 2022

É preciso reconhecer que estamos vivendo anos muito atípicos com o enfrentamento à pandemia provocada pelo Covid-19 e por isso esse é um fator que deve ser considerado. A vacinação tem avançado e isso provocou uma importante reação positiva.

As pessoas voltaram a se sentir mais seguras e com isso têm voltado a fazer algumas atividades que haviam deixado de lado, isso movimenta a economia e é positivo para todos os setores, de forma geral.

Novos modelos de trabalho

Com a necessidade de isolamento, o trabalho remoto tornou-se uma realidade para muitas empresas e agora chegou o momento de estabelecer se essa será uma prática adotada de forma definitiva na sua empresa.

Caso sim, será preciso reavaliar as estruturas e processos de vendas do serviço de Marketplace, por exemplo, de forma a garantir que se saia de um cenário adaptado e se entre em uma rotina de trabalho mais bem definida e estruturada.

Cenário político e econômico

Uma sequência de anos em pandemia trouxe consigo a instabilidade econômica e é preciso avaliar que, mesmo que o cenário da crise sanitária esteja melhorando gradativamente, do ponto de vista econômico ainda há repercussões a serem tratadas.

De acordo com o relatório Focus, divulgado em 1 novembro de 2021, para 2022, se estimava que a taxa básica de juros fique acima de 10% ao ano e o mercado reduziu ainda mais a previsão de alta do PIB. Além disso, a expectativa para a taxa Selic passou de 9,5% para 10,25% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico da economia também em 2022.

Já no início de 2022 podemos observar que algumas das tendências previstas estão se confirmando. Somado a tudo isso, há o fato de que 2022 é ano de eleições presidenciais que acaba gerando instabilidades no mercado.

Para não criar altas expectativas para o novo ano e acabar estabelecendo um planejamento estratégico irreal contendo metas em Branding Industrial nas quais não será possível investir, é preciso avaliar o ano que se passou e estabelecer alvos e ações que sejam de fato possíveis para sua empresa. E lembre-se, planejamento deve ser um exercício constante.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

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