Biografia de Karl Marx

Biografia de Karl Marx

Biografia de Karl Marx

Biografia de Karl Marx: Ele foi um filósofo alemão, revolucionário socialista, historiador, jornalista, economista, teórico político e sociólogo. Karl Marx foi arrastado para fora de seu país por causa de suas publicações políticas e viveu no exílio por décadas em Londres com sua esposa e filhos. Ele é autor de vários documentos políticos, como O Manifesto Comunista, Das Kapital, etc.

Marx era da ideia de que as sociedades humanas se desenvolvem através do conflito de classes. Se falamos de capitalismo então, há um conflito entre a classe dominante e a classe trabalhadora. A classe dominante controla os meios de produção enquanto a classe trabalhadora trabalha como mão de obra para obter salários. Dessa forma, Karl Marx previu que o capitalismo produzirá tensões internas entre as duas classes e substituirá todo o sistema pelo socialismo. Pois Karl Marx foi um liberal clássico que participou da agitação por uma constituição e reformas na Prússia quando havia uma monarquia absoluta.

Veja tambem: Biografia de Nelson Mandela

Karl Marx: início da vida, família e educação

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, em Trier (então parte da Província do Baixo Reno do Reino da Prússia) filho de Heinrich Marx e Henriette Pressburg. O pai de Karl Marx tinha como profissão a advocacia.

Enfim, Karl Marx casou-se com Jenny von Westphalen em 1843 e o casal teve sete filhos. No entanto, devido às más condições em Londres (onde Marx viveu no exílio), apenas três deles sobreviveram – Jenny Caroline (1844-1883), Jenny Laura (1845-1911), Edgar (1847-1855), Henry Edward Guy (“Guido”; 1849-1850), Jenny Eveline Frances (“Franziska”; 1851-1852), Jenny Julia Eleanor (1855-1898) e a última morreu antes de ser nomeada (julho de 1857). Karl Marx nunca usou seu nome original ao alugar um apartamento para dificultar a localização das autoridades.

Sendo assim, a educação inicial de Marx veio de seu pai e em 1830 ele se matriculou na Trier High School. Em outubro de 1835, aos 17 anos, Marx viajou para a Universidade de Bonn com o desejo de estudar filosofia e literatura, mas seu pai insistiu em direito. Dispensado do serviço militar quando completou 18 anos devido a uma condição conhecida como “peito fraco”. Marx ingressou no Clube dos Poetas, um grupo de radicais políticos que eram monitorados pela polícia da Universidade. As notas de Marx no primeiro semestre foram boas, mas depois se deterioraram e seu pai o admitiu na Universidade de Berlim.

Veja: Biografia de Albert Einstein

Karl Marx como um revolucionário

Karl Marx depois de receber seu diploma começou a escrever para um jornal Rheinische Zeitung e tornou-se seu editor no ano de 1842. No entanto, o jornal foi proibido pelo governo prussiano por ter visões radicais. Pois no ano de 1843, Karl Marx com sua esposa Westphalen mudou-se para Paris, onde conheceu o emigrante Friedrich Engels, que se tornou seu amigo ao longo da vida.

Em 1845, Marx, juntamente com Engels, publicou críticas ao “Santo Padre”. Em meio a issoDiante disso, o governo prussiano expulsou Marx da França. Marx, juntamente com seu amigo Engels, mudou-se para a Bélgica, onde renunciou à cidadania prussiana. A recém-formada Liga Comunista em Londres, Inglaterra, pediu a Marx e Engles que escrevessem ‘O Manifesto Comunista‘ para eles em 1847. mundo e apagará o sistema capitalista.

Karl Marx: Das Capital

Em 1848, Karl Marx deixou a Europa antes de ser expulso pelo governo da Bélgica. Marx não conseguiu ser aceito como cidadão britânico, ainda se estabeleceu em Londres pelo resto de sua vida, onde trabalhou como jornalista para o New York Daily Tribune. Sendo assim, Marx se concentrou em desenvolver suas teorias e se isolou dos comunistas de Londres.

Em 1867, Karl Marx publicou sua teoria econômica chamada ‘Das Capital’, onde revelou a lei econômica do movimento da sociedade moderna e expôs sua teoria do capitalismo como um sistema dinâmico. Marx trabalhou em muitos manuscritos, mas não conseguiu terminá-los. Enfim, Marx morreu em 14 de março de 1883, depois de sofrer de pleurisia.

Veja: Biografia de Buffalo Bill

Biografia de Karl Marx: Citações famosas

  • A religião é o ópio das massas.
  • As revoluções são as locomotivas da história.
  • As últimas palavras são para os tolos que não disseram o suficiente.
  •  A história se repete, primeiro como tragédia, depois como farsa.
  • A teoria do comunismo: Abolir toda propriedade privada.
  • Trabalhadores do mundo uni-vos; Você não tem nada a perder, a não ser as suas correntes.
  • A história de todas as sociedades anteriores tem sido a história das lutas de classes.
  • A produção de muitas coisas úteis resulta em muitas pessoas inúteis.
  • A necessidade é cega até que se torne consciente. A liberdade é a consciência da necessidade.
Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 5 =