Consumer insight: como prever ações de seu consumidor

O comportamento dos consumidores mudam com constância, o que leva a necessidade das empresas ampliarem a compreensão sobre eles, ou seja, entender aspectos como motivação, desejos, necessidades, entre outros fatores comportamentais.

É nesse ponto que entra a estratégia consumer insight, que cada vez mais  é usada pelos times de marketing, pois ajuda no planejamento sobre qual plataforma de divulgação utilizar e em objetivos mais amplos, como:

  • Aumento da fidelização;
  • Melhora da captação de novos clientes;
  • Elevação das conversões.

A seguir, entenda melhor o que é consumir insight e como aplicar na sua empresa.

O que é exatamente consumer insight?

O começo do texto já traz uma clareza sobre o que é consumer insight, pois a prática é justamente focada na compreensão do comportamento do consumidor. É uma forma de ter uma previsão de como ele vai agir, seja dentro de um site ou de uma de uma plataforma de marketplace para um negócio de confecção de uniformes.

Para se chegar a esse entendimento mais preciso sobre o cliente, o método se baseia na coleta de diferentes dados, que devem ser analisados para obter os insights, ou seja, as ideias para planejamento de ações, identificação de oportunidades de venda, entre outras iniciativas.

Além de contribuir para alcance dos objetivos de marketing, o consumer insight também impacta na melhoria da experiência do consumidor, algo que se tornou fundamental para os negócios até mesmo de empresas que atuam com baú refrigerado, por exemplo.

Ferramentas e formas de coletar dados

Se chegou até aqui, sabe que a coleta de dados é o princípio da aplicação do consumer insight. Para ajudar na tarefa de implementação da prática, selecionamos eficientes ferramentas e formas de captar informações que possam ajudar a entender o cliente:

  • Google Analytics: essa ferramenta do Google é uma das importantes quando se trata de analisar o que está dando certo e o que não em blogs e sites. Portanto, leva à compreensão de que tipos de textos estão sendo melhor consumidos e assim, permite realizar melhorias.
  • Pesquisas: as pesquisas junto ao consumidor são práticas tradicionais e que têm efeitos na ampliação do conhecimento do público. Por meio das pesquisas, que podem ser feitas online de formulários, é possível o nível de satisfação, se o consumidor de fato entende e conhece a solução, entre outros dados relevantes para negócios como os que usam oxigênio medicinal.
  • Análise de interações nas redes sociais: verificar os comentários que os usuários fazem nos perfis da empresa nas redes sociais ajuda a entender suas emoções, motivações e outros fatores que auxiliam a traçar característica do público-alvo.
  • CRM: as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são excelentes ferramentas para obter dados importantes do cliente, pois o recursos expõe os pontos de interação, como quantidade de aquisições em determinado e outras informações que podem ser usadas para definir estratégias.
  • Plataformas de atendimento: chats, contato telefônico, e-mail, entre outros canais de atendimento podem revelar dados relevantes do consumidor. Por isso, é importante sempre analisar cada atendimento realizado.

Esperamos que nosso artigo possa ter sanado a suas dúvidas sobre consumer insight, uma estratégia que tem muito a colaborar com o sucesso das suas ações de marketing. Se compartilhe com amigos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 1