Como planejar o branding da sua marca

Branding nada mais é do que a gestão de sua marca, mas muito além de ser apenas a identidade visual. Para entender melhor, você precisa imaginar uma marca de sucesso. O branding dela é trabalhado no que ela oferece. A Coca-cola, por exemplo, além de ter sua cores bem definidas, vende a felicidade, momentos juntos em volta de uma mesa. 

Esta marca registrada da Coca-cola, seu atendimento e o público bem estabelecido são resultados de um bom planejamento de branding, da gestão da marca Coca-cola. Isso é, para que a marca fosse o que é hoje, seus passos e ações foram planejados.

O branding é a marca, sua identidade visual e as ideias passadas através dela. Planejar o branding é como planejar uma roupa ainda no início, pensar na ideia das cores, referências e o que ela transmitirá, depois disso, aplicar estas ideias, colocar em um manequim para loja e fazer os ajustes necessários. Saiba três passos para um bom planejamento de branding: 

1 – Nome

O nome da sua marca diz muito sobre quem ela é. Através dele as pessoas saberão o que você vende e como isso funciona. Para um bom nome de marca, você deve considerar a aplicabilidade das palavras. Quanto mais simples e fácil, melhor a sua aplicabilidade. 

A facilidade de lembrar o nome da sua marca é indispensável para a construção de um bom branding. Este primeiro passo transforma a sua empresa e consegue impulsioná-la para um funcionamento forte e frequente, assim como um  compressor de ar pistão

Para definir um bom nome, faça uma pesquisa de elementos que fazem parte do seu nicho de mercado, nomes importantes para você. Após fazer uma lista com possibilidades, pesquise a disponibilidade de registro (isso é muito importante para uma marca), escolha a melhor opção e para o próximo passo.

2 – Ideia

Definir a ideia de uma marca é importante, pois através disso os seus consumidores lembrarão do seu negócio, isso é, esta ideia definida nesse passo é necessária para que sua marca seja consolidada. 

Se você vende, por exemplo, tipos de mangueira de incêndio, sua marca deve inspirar segurança e confiabilidade. Transmita isso em suas redes e, acima de tudo, em seu atendimento. 

Demonstre que entende sobre os produtos, conhece os riscos anulados com a sua mercadoria e mostre que o seu cliente pode contar com você. Para isso, esteja sempre disponível, não demore para retornar pedidos e atender solicitações e veja o seu negócio se tornar referência no nicho. 

3 – Identidade Visual 

Com o nome e a ideia definidos, é hora de definir a identidade visual do seu negócio. Para isso, não pense que qualquer um consegue definir uma boa marca. Contratar um designer especialista é essencial. Assim, a ideia que você deseja transmitir é passada claramente ao consumidor. 

Seguir estes passos pode ser um ótimo começo para planejar o branding da sua marca, pois todos eles são importantes para um bom negócio. Esteja disposto a encontrar a melhor forma de mostrar o que você vende e, mais do que isso, como vende. Gostou do conteúdo? Nos acompanhe para mais!

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =