Como formar líderes em 5 passos

Muitos funcionários em cargos de gestão demonstram qualidades de liderança para sua equipe todos os dias. Como gerente, é importante observar tudo isso para determinar quem pode ser um candidato adequado para tal função. 

Se feito com coerência, terá uma espécie de quadro de distribuição, que moldará sua marca corretamente e equilibrará todos os setores. Quer entender melhor sobre esse tema? Então, vem com a gente.

1 – Seja um exemplo e terá líderes incríveis

Seja um exemplo para os funcionários que você estiver orientando. Exiba qualidades de liderança e compartilhe algumas das experiências pessoais que aprendeu ao longo dos anos.  

Tente inserir com debate horizontalizado e peça a opinião deles no que diz respeito a processos e projetos. Isso é tão imprescindível quanto a boa instalação de fios e cabos elétricos em uma residência.

2 – Destaque a importância das habilidades interpessoais

Os funcionários interessados ​​em desenvolver um bom gerenciamento de equipe, às vezes não se lembram de que as habilidades interpessoais podem ter tanta importância na liderança quanto o restante. 

Tente lembrá-los diariamente para que possam fazer a resolução de problemas, serem criativos, motivados e etc. Pergunte como podem implementar essas habilidades em seu setor e quais delas conseguirão melhorar. Em seguida, ajude-os a elaborar um plano de ação para isso.

3 – Reserve um tempo para refletir

Ensine aos seus líderes em potencial que é importante reservar um tempo para refletir sobre cada projeto ou tarefa que eles concluem. 10 minutos por dia é o suficiente e terão um resumo mental dos sucessos e dificuldades daquele período. 

Seja para uma empresa de Tecnologia ou outra do setor de discos de corte, escrever algumas soluções possíveis para esses desafios, se ocorrerem novamente no futuro, é super importante. No final de cada semana, reúna-se com todos eles e debata sobre cada ponto escrito.

4 – Pergunte sobre metas de carreira

Discuta metas de carreira com futuros líderes para determinar o que sua ideia de crescimento e liderança significa para eles. Com base nas respostas, crie tarefas de longo prazo que possam ajudá-los a crescer e a beneficiar tanto eles quanto a empresa. 

Por exemplo, se alguém estiver interessado em um cargo de gerente, envolva-o, dia a dia, na organização das próximas metas de um novo projeto. Tente tornar a tarefa desafiadora, mas realizável, de modo que, ao concluí-la, tenha aprendido algo a mais.

5 – Seja solidário e dê feedbacks construtivos regularmente

Fornecer feedback regularmente pode ser uma maneira eficaz de ajudá-los a serem participantes ativos no progresso de suas habilidades de liderança. Além disso, procure oportunidades para reforçar seus comportamentos positivos, dizendo a eles o que eles fizeram bem. 

Seja específico em seus elogios para que eles saibam o que repetir no futuro. Forneça críticas construtivas sobre como eles podem melhorar, mas dê exemplos de como saírem do ponto A para o ponto B e promover aquilo que é correto para sua marca.

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