Como fazer marketing de conversa?

O marketing de conversação é uma abordagem centrada no cliente e orientada, como o próprio nome já sugere, pelo diálogo. É uma estratégia que se propagou ao longo dos últimos anos para impulsionar o envolvimento do cliente e melhorar sua experiência.

É como se uma bucha de nylon fosse usada para limpar todos os ruídos e deixar a interação entre marca e consumidor melhores. Quer saber mais e melhor sobre isso? Então, vem com a gente!

O que é Marketing de Conversação

O termo se baseia em interações individuais em diversos canais. Permite que você promova o relacionamento de sua marca com o cliente e melhore sua experiência on-line, comunicando e personalizando o bate papo.

Os chatbots, em particular, tornaram o marketing de conversação mais acessível. Eles são apenas uma parte de um todo. Mas funcionam tão bem quanto um pote biodegradável para confeiteiras, por exemplo.

Qualquer forma de comunicação, como telefone e e-mail, faz parte da estratégia. Porém, hoje, as mensagens são a maneira mais popular quando o assunto é alcançar novos compradores. 

As pessoas adoram conversar e querem respostas instantâneas, o que é parte do motivo pelo qual os apps de mensagens como o WhatsApp são tão populares.

O marketing conversacional contra o marketing de entrada

Existe uma diferença entre o marketing de entrada e o conversacional?

Vamos para esta resposta. O marketing de conversação é frequentemente considerado parte do inbound marketing, que é a tática de atrair os clientes pelos canais que eles mais utilizam. 

O marketing de conversação, por outro lado, é o método de ‘bater um papo’ com os clientes nesses canais. Sendo assim, aqui você interage com eles, fornecendo o poder de quando, como e onde poderão se comunicar com sua empresa, seja ela uma marca de roupas ou uma distribuidora de caixa de papelão. 

Benefícios do marketing conversacional

Esta ferramenta, quando tratada com o devido cuidado, pode oferecer vários benefícios. Dentre eles:

  • Melhor experiência do cliente

Quando conversa com os visitantes do seu site, te dá escopo para que aprenda mais sobre suas necessidades e anseios. Além disso, dá para coletar as informações necessárias para qualificá-los ainda mais.

Essas conversas podem ser realizadas 24 horas, 7 dias por semana. Isso tudo é para ajudar o cliente a criar confiança em sua empresa durante toda a jornada de compra, além de desenvolver proximidade e exclusividade entre comprador e marca.

  • Geração de leads

Ao fornecer uma maneira interativa, dá para otimizar as experiências dos clientes e converter mais visitantes em consumidores. As conversas te ajudam nisso, mas também os qualificam para as vendas quando você faz as perguntas certas no momento certo.

  • Mova os compradores pelo seu funil de vendas mais rapidamente

Quando seu marketing se conecta à sua equipe de vendas, tenha a certeza de que está movendo seus compradores pelos caminhos mais eficazes.

Os bots podem enviar leads de vendas no chat ao vivo, além de agendar reuniões em tempo real, tudo simples e rápido.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

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