Como atrair clientes qualificados para o seu negócio

Hoje, quando falamos de marketing digital, temos sempre como objetivo a conquista de novos potenciais clientes para ampliar ainda mais a rede de contatos e clientes. Saber como captar esses novos clientes é uma das mais desafiadoras funções de um profissional de marketing e vendas. 

Porém, as estratégias de marketing não devem ser feitas de forma aleatória, sem que um planejamento seja traçado para a busca de uma persona específica. O foco deve sempre ser a atração de clientes qualificados.

Para te ajudar a atrair os clientes certos, preparamos este post com algumas sugestões para que você invista tempo e recursos da melhor maneira. Preparado?

O que são clientes qualificados?

São pessoas que têm interesse genuíno e alta possibilidade de adquirir seu produto ou serviço. Essa é a parte mais importante de uma boa estratégia de marketing. Para alcançar esses potenciais clientes é necessário obter informações minuciosas sobre eles, como: 

  • Quem são?
  • O que consomem?
  • Onde frequentam?
  • Quais são seus medos e necessidades?

Com base nessas perguntas é possível criar uma estratégia de marketing totalmente direcionada para conversar e oferecer conteúdos relevantes para essa persona. Para deixar mais claro, vamos dar um exemplo prático: uma empresa que vende bomba centrífuga de plástico está atraindo pessoas que precisam comprar bombas dosadoras.

Percebe como saber captar clientes qualificados para a sua empresa é essencial? Além de poder obter mais lucro, já que você passa a conversar com a pessoa certa, você evita investir em campanhas que não vão de dar resultados, mas apenas desperdício de dinheiro.

Como atrair clientes qualificados?

Agora vamos às dicas, anote tudo para não se esquecer de nenhum detalhe.

1. Defina sua persona

Conforme falamos anteriormente, é preciso fazer uma pesquisa para saber qual é o perfil do seu cliente ideal, seja sua clientela formada por pessoas físicas ou jurídicas, determine um perfil e procure por clientes semelhantes, que precisam das soluções que sua empresa oferece.

2. Ofereça informações relevantes

Como você está querendo criar um diálogo com o seu potencial cliente, sempre ofereça informações que sejam úteis e relevantes para ele. 

Tenha muita clareza das dúvidas que as pessoas normalmente têm e da linguagem que a persona usa, para que a conversa flua da melhor maneira possível. Por exemplo, se sua empresa vende máquinas de solda elétrica, quais são as especificações técnicas que os clientes normalmente estão pesquisando? Já tenha essas informações em mãos.

3. Use a internet a seu favor

Tenha um blog e o alimente com conteúdos educativos e relevantes para a persona, disponibilize esses conteúdos nas redes sociais também. Mostre para seus clientes que sua empresa é uma referência no segmento em que atua. 

Use SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, descubra as palavras-chave mais usadas por sua persona na internet e use-as na elaboração desses conteúdos e também em seu site. Se puder, invista em anúncios pagos no Google e mídias sociais com base nessas palavras-chave. 

4. Faça parceria com outras empresas 

Faça colaboração de conteúdos em parceria com empresas que têm o mesmo perfil de clientes que a sua. Como uma empresa de equipamentos de combate a incêndio pode fazer parceria com uma empresa de detecção e alarmes.

Você chegou a este artigo porque tinha interesse em aprender como atrair clientes qualificados para o seu negócio, e esperamos que com estas dicas sejam úteis para que consiga montar uma estratégia de sucesso!

 

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − dois =