Como a tecnologia pode melhorar o atendimento ao cliente

Um dos maiores contratempos encontrados hoje pelos empreendedores é a instabilidade constante da economia. Devido a pandemia, essas chamadas ‘crises de mercado’ foram muito maiores. Empresas que trabalham com produtos distintos como aquecedor de gás industrial enfrentaram seus piores momentos. 

Porém, depois das consequências desastrosas para o mercado, ficou evidente que havia uma necessidade em se investir em tecnologia. Neste texto veremos como a tecnologia pode melhorar o atendimento ao cliente e quais as vantagens para os colaboradores.

Um novo mundo 

Os clientes têm ficado mais exigentes e você precisa ter a nição de que conta com uma ferramenta muito poderosa e que dá acessos a toda fonte de pesquisa. Com um celular em mãos, mais de 87% das pessoas pesquisam antes de efetuar suas compras e 91% desses mesmos consumidores o fazem via mobile. A tecnologia de otimização tem sido de extrema importância por vários motivos:

  1. Consegue fazer com que seu cliente tenha uma navegação mais fluida, seja buscando um  motor elétrico usado ou produto alimentício;
  2. A automação de atendimento a clientes traz a responsividade desejada pelo usuário, ninguém quer ficar esperando;
  3. O e-mail marketing tem sido de extrema importância para que a fidelização de clientes ocorra naturalmente, todos querem se sentir importantes.

Alguns investimentos podem ser considerados gastos obsoletos, porém apostar em tecnologia tem mostrado ser uma despesa necessária, afinal, investir em automação e eficiência de processos não pode ser considerado um gasto. 

Aumento de produtividade operacional

O grande “x” da questão da empresa é a produtividade operacional de seus colaboradores, quanto maior ela for melhor seu lucro. É como se fosse os conectores elétricos de uma empresa. 

A tecnologia otimiza as práticas dessa área e de outras tão importantes quanto. Imagine poder resolver alguns problemas de forma automática, essa automação libera mais espaço para focar no material humano que tem de gerir. Ou seja, soluções de automação, machine learning e inteligência artificial podem criar ambientes inteligentes do nível das maiores empresas de países mais evoluídos, prevenindo e solucionando problemas que antes atormentavam seu negócio.

Mobilidade para gestão 

A tecnologia de armazenamento em nuvem permite o acesso a recursos do negócio por meio da web, adaptando as empresas ao novo estilo de mercado, o Home Office. Agora ao vender etiquetas personalizadas pela internet, seu colaborador pode fazer isso a distância, repassar relatórios, gerar dados de lucros entre outros fatores que podem ser armazenados na nuvem. 

Com essa atitude, os custos são reduzidos e os profissionais podem trabalhar independente de onde estejam.

Otimização de monitoramento interno 

Os gestores precisam manter um processo de monitoramento corporativo. Por meio de soluções tecnológicas líderes podem avaliar aspectos, entender seus processos e efetuar uma atividade mais rapidamente. 

Esquemas como de ERP, vai facilitar o monitoramento de entregas e chatbots vão auxiliá-lo a ter um feedback ideal de seus clientes. A tecnologia nessa área também pode identificar rotas mais fáceis e econômicas e solucionar problemas rapidamente.

Eficiência nas estratégias

O investimento em tecnologia também pode ajudar o empresário que pretende implementar sistemas de gestão com o auxílio de softwares como o Big Data.

No marketing o Big Data é usado para se antecipar a mudanças no mercado, atender tendências e criar novas estratégias de acordo com o que outras empresas estão fazendo. 

Outro fator positivo é que suas decisões podem ser tomadas evitando diversos riscos que antes não teriam como ser previstos.

Aumento de oportunidades de negócio 

Investir em tecnologias não só facilitam a resolução de problemas internos, com certeza auxilia na criação de novos produtos, formas de vendas e novos modelos de negócios.

Prova disso são o número crescente de compras de inteligências artificiais para casas interativas, como a Alexa. Novos tipos de comércios foram criados a partir de novas tecnologias de localização como Uber e 99, mostrando que o mercado pode sofrer uma revolução.

Por isso é de extrema importância apostar em tecnologia interna para melhorar o atendimento ao cliente.

Esperamos ter ajudado, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + treze =