A Black Friday conquista cada vez mais consumidores que buscam os melhores preços e experiência de compra. Logo, o ponto de partida para as empresas é estudar os custos operacionais para que eles não ultrapassem as receitas com vendas.
Nesse período, os estoques vão sendo repostos e as perspectivas de lucro ficam cada vez maiores. Afinal, essa é a época mais rentável para as empresas, pois as conversões em vendas aumentam exponencialmente.
Por falar em estoque é válido lembrar, que se seu cliente for prestador de serviços e quiser participar do evento, não há necessidade de fazer estoque, o ideal aconselhá-lo a fazer uma verificação e manutenção dos materiais de trabalho, como por exemplo um servomotor, muito utilizado em sistemas de rastreamento, garantindo assim que o serviço oferecido durante o período seja satisfatório para aqueles que contratarem.
Transmita maneiras de otimizar os ganhos e gerar ainda mais lucros nesse período. Não estamos falando de nenhuma técnica ofensiva de vendas, mas sim sobre como você pode ajudar seu cliente a ganhar ainda mais durante o evento.
Estoque, margens, descontos e planejamento tributário são apenas quatro das áreas nas quais você pode auxiliá-lo.
Afinal, qual o papel do contador na Black Friday?
Black Friday é o nome dado ao dia posterior ao feriado de Ações de Graças nos Estados Unidos (celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro), quando tem início nas lojas, uma temporada de vendas com grandes descontos antes do Natal.
Aqui no Brasil, o evento vem se tornando cada vez mais popular. Porém, nem toda empresa ou lojista sabe aproveitar este período de vendas. Há quem cometa o grave erro de tentar enganar o consumidor com promoções falsas ou ao não realizar um planejamento adequado.
Como orientar seus clientes para a Black Friday?
- Como preparar o estoque – você pode ajudar o cliente a identificar quais produtos costumam ter melhor saída e, desta forma, orientá-lo na hora de calcular uma estimativa de quanto será necessário estocar para esta data.
- Precificação – por conta dos descontos e promoções, é muito importante acertar o preço para que consiga atrair clientes e alcançar um bom lucro.
- Notas fiscais – oriente o seu cliente sobre a importância das notas fiscais, emissão, gerenciamento e arquivamento das mesmas. É interessante também, orientá-lo a verificar a situação das impressoras fiscais da loja, para evitar quaisquer transtornos na hora de grande fluxo de clientes.
- Publicidade – como as ofertas serão apresentadas ao público. Você pode ajudar seus clientes a fazer diversos cálculos para indicar a melhor forma para utilização do orçamento a ser usado.
- Plataforma de gestão – faça indicação de uma boa plataforma de gestão, o que irá agilizar todos os procedimentos. Um exemplo é a própria emissão de notas fiscais, que pode ser feita por meio de automação e, assim, evitar erros.
Em uma operação agitada como a da Black Friday, nada melhor do que contar com a agilidade da tecnologia e de uma boa plataforma de gestão, de preferência na nuvem.
Faça a diferença
Veja o evento como uma grande oportunidade para aumentar sua proximidade com o cliente, gerando assim oportunidades futuras.
O ajude a fazer uma análise a fim de identificar quais são as reais condições de oferecer determinado produto em uma promoção do tamanho do Black Friday. Afinal, nada é mais frustrante para o consumidor final, do que comprar um item, como por exemplo um “Rack outdoor” e depois receber a notificação de que o estoque acabou.
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