4 dicas para evitar acidentes no ambiente de trabalho

Uma das coisas que mais priorizamos é a nossa segurança, e isso não poderia ser diferente no ambiente de trabalho. Sabemos que em diversas áreas medidas precisam ter tomadas com o intuito de prevenir acidentes, sempre considerando o tipo de atividade e o grau de periculosidade.

Para melhor compreensão, é preciso que saiba que existem dois tipos de acidentes. Os  típicos são aqueles que podem ocorrer durante a execução do trabalho e os atípicos aqueles que acontecem fora do expediente.  

Neste artigo, o nosso foco são aqueles que podem ocorrer durante a rotina na empresa, já que somente em 2021 o número de casos chegou a 686 mil, segundo os dados divulgados MPT (Ministério Público do Trabalho).

Quer saber como evitar acidentes em sua empresa? Confira a seguir 4 dicas que o ajudarão a manter a segurança no trabalho.

1. Utilize Máscara

Outra situação em que é preciso tomar cuidado é com o manuseio de materiais que possuem cheiros fortes, como a pintura epóxi, é que possui como base um material de mesmo nome.

Por conta dos riscos de inalar esse tipo de produto, é indicado que se utilize máscaras respiratórias. Aliás, diversos produtos disponíveis no mercado possuem solvente em sua composição, ou seja, têm um cheiro bem forte.

Outro meio usado para agilizar o processo e permanecer menos tempo inalando, é o uso de catalisador para tintas, que nada mais é que um produto desenvolvido para acelerar a secagem e a cura de tintas bi-componentes.

2. Faça a manutenção da iluminação

Manter o ambiente iluminado é essencial para evitar acidentes com a equipe e também para garantir que não haja erros no processo de produção, como acrescentar o produto errado após confundir com o outro de mesma embalagem.

Aliás, um item essencial neste quesito é a Conectores elétricos, que ficará responsável pela corrente elétrica caso ocorra alguma pane.

3. Reforce o treinamento da equipe

Um dos quesitos mais importante dessa lista, é o treinamento da equipe sobre segurança do trabalho. Em algumas áreas é comum que este curso seja ministrado nas primeiras semanas de contratação, junto com a ativação de boas-vindas.

No entanto, é essencial que conforme o tempo de empresa da pessoa aumente, esse treinamento seja reforçado. O motivo é que conforme o funcionário vai se adaptando a rotina da empresa, fica mais confortável em relação a algumas coisas e aumenta as chances de erros e acidentes.

4. Forneça equipamentos de segurança

Por fim, para colocar as práticas de segurança em práticas é preciso que a sua empresa forneça os equipamentos para isso. É obrigação do empreendedor oferecer um local seguro de trabalho e função do empregado seguindo as regras pré-definidas.

Dentre as opções básicas e que devem possuir em qualquer empresa, temos os equipamentos de combate a incêndio e os corrimãos nas escadas que dão acesso ao local, garantindo o bem-estar de todos os colaboradores.

Gostou dessas dicas? Deixe sua opinião e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos, para ficar informado sobre esse e outros temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

30 − = 28