5 Dicas para escolher o nicho de atuação

Você está em dúvida em qual nicho de atuação quer seguir? Não tem muitas certezas? Não tem problema! Esse dilema é perfeitamente normal em um mundo de trabalho caracterizado pela busca constante pela eficiência, crescimento, realização profissional e, claro, pelo sucesso financeiro.

Apesar de parecer algo bem fácil e tranquilo para escolher, é preciso ter aptidão para seguir determinada carreira e área. Muita gente não consegue fazer algo que não gosta durante a vida inteira, mesmo que isso acabe trazendo retorno em bons salários. É preciso ter alguma ligação ou aptidão para tal escolha.

Separamos para você algumas dicas valiosas para transformar aquela área que você ama em sucesso profissional. Lembre-se: é fundamental pesquisar com antecedência e conhecer melhor as áreas antes de escolher!

O que você gosta?

Quem trabalha com compressor de ar odontológico, por exemplo, precisa ter alguma aptidão para executar tal tarefa. Faça uma pequena lista com suas preferências, analise e separe aquelas que você conhece mais, tem certa habilidade e, de preferência, experiência para trabalhar.

Nem sempre apenas gostar de uma área é suficiente para conseguir desempenhar essa função com sucesso. Uma boa dica é fazer um levantamento envolvendo seus interesses e também seus conhecimentos.

Palavras-chave

Assim que você terminar de fazer a lista de atividades, seus interesses e principais conhecimentos, faça uma pesquisa de palavras-chave. É a partir daí que será possível identificar o que as pessoas buscam nessa área de interesse e escolher um nicho que possa gerar mais renda. Exemplo: se quiser trabalhar com algo relacionado a ar comprimido, procure por filtro coalescente.

Mercado

Não adianta apostar em determinado nicho de atuação se ele está em baixa. Pesquise atentamente o mercado para identificar como está a oferta e a demanda. É muito importante saber se há necessidade e mercado para os produtos e/ou serviços que planeja vender.

Ao final da sua coleta de dados você saberá a demanda de cada área de interesse, bem como se existem concorrentes, ou seja, terá um panorama da oferta e da demanda em relação às suas opções de nicho.

Saiba o trabalho da concorrência

Faça uma pesquisa detalhada sobre os concorrentes. Se há alguém vendendo vidro termoelétrico e você vende também, veja todos os diferenciais, os problemas e, principalmente, as oportunidades de aperfeiçoamento. É assim que conseguirá entender a concorrência e qual a expectativa dos clientes.

Quem serão seus clientes?

É muito importante saber quem comprará de você. Se souber quem são essas pessoas, suas características, desejos, necessidades e muito mais, fica ainda mais fácil entender qual é o nicho ideal. Evite atirar para todos os lados: quem faz isso normalmente não acerta nada! 

Após todas essas dicas, cruze as informações que conseguiu levantar com suas habilidades, interesses e expectativas. É a partir daí que você definirá seu nicho de atuação. É muito importante saber tudo sobre a área escolhida e ser um verdadeiro especialista para ter muito sucesso na sequência da vida profissional.

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas para escolha do nicho de atuação? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − onze =