Como a tecnologia tem avançado na educação brasileira?

Qual a importância da tecnologia na educação brasileira? A pandemia do COVID-19 demonstrou porque os métodos on-line devem ser uma parte vital do ensino e da aprendizagem. 

Ao integrá-la conscientemente, ao invés de usá-la apenas como uma ferramenta de gerenciamento de crises, os professores moldam livros físicos como uma poderosa aliada deste novo século. Quer entender ainda melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Pequenos processos, grandes avanços

O uso eficaz de ferramentas de aprendizado digital não só abrange o envolvimento dos alunos, como auxilia os professores e seus planos de aula, proporcionando um aprendizado personalizado. 

Salas de aula virtuais, realidade aumentada (AR), novos modelos para recuperação, robótica e outras ferramentas de tecnologia são como um lacre de segurança, que é retirado para que haja expansão e verdadeira potencialização de conhecimento para as próximas gerações. Precisamos, apenas, que o Governo invista nisso com seriedade e não use apenas como massa de manobra em épocas de eleição.

Desafios da tecnologia educacional

Uma pesquisa recente relatou que 92% dos professores entenderam o impacto da tecnologia na educação. E, além disso, 59% dos alunos do ensino médio dizem que as ferramentas digitais os ajudaram com suas notas, ou seja, tornou-se tão imprescindível quanto os equipamentos de combate a incêndio para os bombeiros. 

No entanto, a tecnologia educacional tem seus desafios, principalmente quando se trata de implementação e uso. Por exemplo, apesar do crescente interesse no uso de Realidade Aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes, pouquíssimas instituições relatam ter essas ferramentas em suas salas de aula. 

Preocupações adicionais incluem:

  • Tempo excessivo de tela;
  • Eficácia dos professores usando a tecnologia e;
  • Preocupações com a qualidade da velocidade da internet.

Os benefícios da tecnologia na educação

Não importa se essas crianças serão médicos, donos de uma empresa de caixa de pizza personalizada ou esportistas no futuro, os professores querem elevar o desempenho dos alunos e a tecnologia é um aliado nesse objetivo. 

Para reduzir os desafios, os diretores devem ficar ao lado dos docentes para adquirir as competências necessárias por meio dessas novas práticas. Além disso, a tecnologia fornece aos alunos informações de fácil acesso, aprendizado acelerado e oportunidades divertidas para praticar o que aprendem. 

O Fórum Econômico Mundial relatou que, embora a tecnologia possa ajudar os jovens estudantes a adquirirem conhecimento por meio de games, por exemplo, as evidências sugerem que a orientação de um adulto jamais deve ser questionada.

Se é dono de uma instituição de ensino, faça um balanço de onde seu corpo docente está em termos de compreensão dos espaços online. A partir das lições aprendidas durante essas reuniões e bate papos, eles podem implementar soluções agora para o futuro. 

Por exemplo, dê aos professores uma ou duas semanas para pensarem cuidadosamente sobre como ministrar cursos que antes não eram online. Recorra, também, à exploração de soluções, pois a flexibilidade durante esses tempos difíceis é de suma importância.

O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 11 =