Como fazer a melhor gestão do seu tempo

Com cada vez mais atividades para serem desenvolvidas e a partir da influência que a internet nos causa, a sensação é de que devemos ser produtivos o tempo todo e dar conta de executar mais em todas as áreas da vida, isso tudo tornou muito importante a gestão de tempo.

Há situações em que de fato o indivíduo se comprometeu com mais tarefas que teria a capacidade de administrar, porém ao gerenciar melhor o tempo é possível chegar ao fim do dia e ter realizado todas as atividades que eram necessárias.

Se você deseja compreender melhor como fazer a gestão do seu tempo, seja para os estudos, trabalho ou vida pessoal, te convidamos a seguir a leitura pois preparamos um material sobre o tema.

PLANEJAMENTO

Primeiro e importante passo para melhorar seu gerenciamento de tempo é planejar, isso não quer dizer que seja necessário determinar como será cada minuto do seu dia, porém ter uma ideia geral das principais atividades a serem desenvolvidas e uma média de tempo que elas levam pode ajudar e muito na organização diária.

Se você trabalha com instalação de conectores elétricos, por exemplo, é importante identificar corretamente os endereços dos seus clientes a fim de obter uma rota que otimize o deslocamento. O planejamento também ajuda a identificar mais claramente quais devem ser as prioridades.

DEFINA OBJETIVOS

Saiba onde você deseja chegar, pode ser passar no vestibular, incluir exercícios físicos na rotina ou atingir a meta de vendas de aquecedor de gás industrial no trabalho. É importante conhecer quais são os seus objetivos e a partir disso definir um plano de ação.

Quando se sabe onde se deseja chegar é mais fácil encontrar a motivação necessária para realizar as tarefas que precisam ser feitas, sem procrastinação. Porém cuidado para não estabelecer metas muito altas, é preciso que elas sejam possíveis e não te deixem sobrecarregado.

CONSIDERE IMPREVISTOS 

Elaborar uma agenda com horários muito apertados pode não dar margem para imprevistos como trânsito parado, ou uma ligação demorada de um cliente que comprou um motor elétrico usado e está enfrentando problemas com o equipamento. Planeje de forma que sejam possíveis ajustes.

SAIBA PRIORIZAR

É preciso dizer não para algumas situações às vezes, lembre-se do seu objetivo e faça uma análise se essa oportunidade vai colocar você mais próximo dele ou não.

Também é importante definir prioridades e não passar o dia interrompendo uma tarefa que exige grande concentração para responder mensagens que não são urgentes, crie períodos de silêncio e fique offline para maximizar sua capacidade de concentração.

UTILIZE AGENDA

Física ou digital, use uma agenda e não sobrecarregue sua mente se esforçando para lembrar de cada compromisso e atividade que deve desenvolver. As versões online inclusive permitem que você ative lembretes facilitando mais ainda.

Lembre-se de incluir pausas na sua programação, uma mente cansada produz menos, portanto não ache que abrir mão do lazer e descanso o tornarão mais produtivo. Concessões podem ser feitas por determinado período, porém no longo prazo pode ter repercussões sérias inclusive na saúde.

Fazer a gestão de tempo pode tornar você mais produtivo em todas as áreas de sua vida, porém lembre-se que o objetivo final é alcançar mais qualidade de vida sem prejudicar seu desempenho e não tornar-se uma máquina de produtividade ativa 24 horas por dia 7 dias por semana.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Celina Palmer

Biblioteconomista e professora de História

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