Segurança digital 2022: Conheça as tendências!

Nunca se falou tanto em proteção de dados como falamos agora. A cibersegurança, ou também conhecida como segurança digital, é uma tendência comum dentro do nosso cotidiano, e deve ser ainda mais abordada durante o ano de 2022.

Afinal, passamos por uma época em que a proteção dos seus dados, tanto profissionais quanto pessoais, é fundamental para sua segurança. Em uma empresa que trabalha com descarte de lixo eletrônico, por exemplo, podem existir diversas informações de clientes, sobre finanças ou até mesmo empresas, que se forem roubadas, podem acabar causando um enorme prejuízo para o negócio. 

De acordo com uma pesquisa conhecida como PwC Digital Trust Insights 2022, 83% dos líderes de empresas no Brasil, pretendem aumentar o investimento em cibersegurança, muito por conta da crescente dos números de ataques virtuais que tivemos nos últimos anos. 

Pensando em te ajudar a se proteger durante o ano de 2022, separamos algumas tendências relacionadas ao mundo da segurança digital. 

Informação armazenada em nuvem

O sistema Cloud, ou conhecido como armazenamento em nuvem, não é nenhuma novidade para ninguém, e deve ser uma tendência ainda maior em 2022, ainda mais por conta da consolidação do home office e estratégias que favorecem o Cloud. 

Empresas que ainda não adotaram esse sistema devem começar a se movimentar e a utilizá-lo. É possível que utilize caixa de papelão para guardar documentos feitos em papel, agora é a vez de abandonar o sistema on-premise, e migrar totalmente para o armazenamento em nuvem.

Isso porque, ele diminui os riscos de ataques virtuais, ainda mais se seus dados principais estiverem reunidos em um único sistema. É recomendável também, investir em uma segurança extra, com softwares e configurações que protejam ainda mais suas informações. 

Lei geral de proteção de dados

Essa lei está em vigor desde 14 de agosto de 2018, mas muitas empresas ainda não se adaptaram ou nem sequer sabem que ela existe, a lei geral de proteção de dados, ou LGPD, configura que qualquer vazamento ou utilização indevida de dados, configura como uma infração grave a lei. 

Dessa forma, a empresa é comprometida, tendo que pagar multa de até R$50 milhões, além de terem um impacto negativo em sua reputação e imagem da marca. 

Segurança através do 5G 

Outra tendência que promete abalar o mercado tecnológico do Brasil, é a chegada da tecnologia 5G, essa promete trazer diversos benefícios, como maior velocidade e conectividade. Dessa forma, novos caminhos devem se abrir para reforçar ainda mais os meios de defesa das empresas. 

O 5G deve disponibilizar a utilização de softwares mais inteligentes e também um acompanhamento remoto de acessos, e dados, fazendo com que você tenha segurança onde e quando quiser. 

Infraestrutura e investimento de ponta

Se você quer ter um bom sistema de segurança digital para a sua empresa é preciso investir pesado em tecnologia e infraestrutura de ponta. A proteção de dados pode depender de data centers, e locais que sejam seguros, bem programados e desenvolvidos por profissionais competentes dentro da área de TI. 

Montar softwares criptografados, um sistema de armazenamento de nuvem de ponta e outros recursos é uma tarefa difícil que requer o investimento de recursos e a modernização em algumas áreas. 

Por isso, deixe seu elevador de carga liberado, para que se preciso, novos equipamentos cheguem até seu prédio, trocando um sistema antigo, por algo totalmente novo, seguro e inovador dentro do mercado. 

A cibersegurança é um tópico que deve ser recorrente durante todo o ano de 2022, afinal, o assunto nunca esteve tão em alta como agora. Por isso, fique de olho em suas principais tendências e comece a utilizá-lo a seu favor, com tecnologias que funcionam e protegem seus dados de forma assertiva e permanente.

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

47 + = 49