Diferenciais competitivos: o que são e como aplicá-los para se destacar

Em um mercado cada vez mais competitivo, para que uma empresa tenha o sucesso esperado em seu nicho de mercado, é essencial apresentar diferenciais, seja essa empresa uma grande rede de restaurantes ou uma fabricante de desengraxante alcalino.

São esses diferenciais que farão com que a empresa consiga superar a concorrência e se torne autoridade no mercado.

Esses diferenciais podem ser diversos, desde o preço mais em conta até o atendimento da empresa, proporcionando uma experiência diferenciada ao cliente.

Neste texto, iremos falar um pouco mais sobre o que são os diferenciais competitivos e como aplicá-los em sua empresa para se destacar no mercado. Acompanhe.

O que são diferenciais competitivos?

De forma geral, os diferenciais competitivos são todas as características de uma empresa que fazem com que o consumidor opte por essa empresa e não por outra.

Estes diferenciais são vantajosos para o cliente e fazem com que o público se torne cada vez mais fidelizado.

Os diferenciais competitivos são fundamentais para um negócio, podendo fazer a diferença em momentos de crise e mantendo o negócio atuante em meio às adversidades do mercado.

Entre alguns dos diferenciais competitivos podemos citar:

  • Preço: o preço pode ser um valor determinante para o cliente no momento da compra, portanto, certamente uma empresa de placa energia solar, por exemplo que oferece produtos com um preço menor do que outras empresas do ramo, poderá se destacar;
  • Valor agregado: o valor agregado é tudo aquilo que vai além de apenas a compra e venda de uma mercado e que fazem parte da experiência de compra do consumidor. 

Esses valores podem ser descontos, promoções, atendimento impecável, entre outros benefícios para o cliente;

  • Bem estar do cliente: o bem estar do cliente pode abranger desde o seu atendimento até a praticidade no momento da compra, o importante é que o cliente sinta-se confortável durante o processo;
  • Confiabilidade: a confiabilidade é o relacionamento de confiança que deve existir entre cliente e empresa. 

Para isso, é importante que a empresa conheça bem o seu público para estabelecer uma relação próxima e com confiança.

Veja como aplicar os diferenciais competitivos para destacar a sua empresa

Agora que já vimos o que são os diferenciais competitivos, vamos falar sobre algumas ações para aplicar esses diferenciais em um negócio.

  • Conheça o seu cliente: conhecer o público-alvo é o primeiro passo e é indispensável para entender as necessidades do consumidor para oferecer soluções eficientes;
  • Conte  com uma equipe qualificada: é importante investir nos colaboradores que são essenciais para os processos diários da empresa, desde a venda até alguns processos internos;
  • Invista no atendimento: uma empresa de purgador de vapor, por exemplo, atende outras empresas, deve garantir uma experiência eficiente e agradável nos processos de venda para garantir a fidelização da parceria.

Para isso, é importante que os envolvidos nas vendas conheçam a fundo os produtos ou serviços a serem vendidos;

  • Faça uso da tecnologia: a tecnologia permite criar não apenas produtos com alto padrão de qualidade, mas também garante processos mais eficientes e com menor índice de falha. Também pode fazer parte da experiência de compra do consumidor, garantindo um bom atendimento com agilidade.

Esse foi o nosso artigo sobre diferenciais competitivos, esperamos que tenha sido útil para você.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

Biblioteconomista e professora de História

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