Conheça 5 KPIs para e-commerce

Saber como está indo o desempenho de seu negócio, é fundamental para o seu e-commerce, e é exatamente isso que os KPIs fazem, a sigla significa indicadores-chave de performance e servem para avaliar se o empreendimento está crescendo conforme ou não e meta estabelecida. 

Essa metodologia pode ajudar empresas dos mais diversos segmentos, desde um e-commerce que vende pote biodegradável até um que comercializa jóias e acessórios, os KPIs são fundamentais independente da área. 

Devido a sua grande importância, resolvemos separar 5 KPIs que são cruciais dentro de qualquer e-commerce. 

Tráfego 

O primeiro que podemos destacar é justamente o tráfego, ou seja, o volume que seu site está tendo de visitantes e, consequentemente, potenciais compradores de seus produtos. Quanto mais tráfego, mais você está atraindo e chamando a atenção de pessoas para conhecer a sua loja. 

Comparar o tráfego semanalmente, significa analisar se está conseguindo divulgar melhor o seu e-commerce e se está conseguindo atrair mais pessoas. Sem um volume alto de tráfego, dificilmente você conseguirá ter bons resultados nas suas vendas. 

Lembre-se que existem fatores que o tráfego também ajuda a identificar, um volume baixo pode significar um site pouco otimizado, com delay de carregamento, versão mobile fraca e por aí vai. 

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC, é a somatória de quanto o seu e-commerce está gastando para conseguir adquirir um cliente, ou seja, é o custo das suas campanhas no Facebook Ads e Google Ads, seus gastos com influenciadores, investimento com agência de marketing, e qualquer outro gasto que você tenha. 

Depois de todos esses dados somados, basta dividir a soma dos investimentos pelo número de clientes conquistados, com isso você tem o quanto cada cliente custou para o seu negócio, quanto mais baixo for o resultado, mais eficiente terá sido sua ação. 

Uma loja que vende bucha de aço, por exemplo, que está com um CAC muito alto, deve repensar suas estratégias de divulgação e ver dentro de todo o processo, o que pode ser mudado para que isso não se repita.

Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI já é bem conhecido pela maioria das pessoas que trabalham com marketing, e ele permite analisar justamente se as ações dessa área estão dando retorno ou não para o seu negócio. 

O cálculo é obtido ao subtrair o custo da receita gerada pela ação e,depois, dividir o resultado pelo custo e multiplicar por 100. 

Quanto maior o resultado, maior o retorno que aquela ação trouxe para o seu e-commerce, fazendo com que você entenda quais delas são positivas ou negativas em relação aquilo que foi investido.

Taxa de Conversão

Como o próprio nome já diz, a taxa de conversão representa quantas pessoas compraram seu produto em um determinado período,ou seja, de todo o tráfego que você gerou, quantas dessas pessoas estão de fato se tornando seu cliente. 

Esse é um KPI essencial, já que se você tiver um alto número de visitantes e uma baixa taxa de conversão, significa que seu site não está otimizado ou possui algum problema. Para calculá-lo, basta dividir a quantidade de vendas pelo total de visitas à loja e multiplicar por 100. 

Um e-commerce que trabalha com a montagem de enfeites feitos com caixa de papelão, por exemplo, se tiver uma baixa taxa de conversão, pode significar que seus produtos estão com um preço elevado, seu site não está otimizado, as pessoas não estão se interessante pelo produto, ou diversas outros fatores que devem ser encontrados e solucionados. 

Taxa de rejeição

O último KPI que vamos destacar é a taxa de rejeição, ele indica o percentual de visitantes que entraram no seu site mas não interagiram ou passaram muito tempo dentro dele. Essa taxa é medida através do Google Analytics. 

Um número alto relacionado a essa taxa, significa que tem algo errado com seu site, e ele não está conseguindo reter os visitantes e nem chamar a atenção para que eles interajam com sua loja. 

Alguns motivos podem ser o carregamento lento ou pop-ups em excesso, além de diversos outros fatores que fazem com que os visitantes possam não ter interesse em prosseguir no seu negócio virtual. 

Os KPIs são fundamentais para você conseguir mensurar os impactos e resultados do seu e-commerce, através deles você consegue ter o controle de tudo, desde o número de visitantes até mesmo quanto deles estão convertendo.

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 − = 44