4 dicas para fazer uma boa gestão de produtos

A boa gestão de produtos é uma parte importante para o desenvolvimento de uma empresa no mercado e sobretudo para agilizar o atendimento do seu público-alvo.

Empreendedores precisam saber articular bem seus produtos, juntamente com ações de marketing, para alcançar bons resultados para a empresa e aumentar a fidelização de clientes.

Precisamos ressaltar antecipadamente que produtos e serviços são teoricamente a mesma coisa, logo, uma empresa que faz o serviço de manutenção predial, por exemplo, automaticamente está trabalhando na boa gestão do seu produto e precisa executar seu serviço de forma rápida e eficiente. 

A valorização do produto e o aumento do interesse

Em suma, a valorização do produto surge através das ferramentas de marketing, pois geram o interesse do público consumidor.

Isso aumenta os níveis de conversão de leads e fidelização do cliente com a empresa, quando o processo é satisfatório. Consequentemente isso aumenta a demanda da empresa e exige cada vez mais, uma melhor gestão de produtos.

No entanto, se você tem uma empresa especializada em instalar painel elétrico industrial, por exemplo, ainda fica a dúvida: como fazer uma boa gestão de produtos?

Vamos apresentar a seguir quatro dicas para ajudar empresas de todos os segmentos nesse processo. Siga conosco e boa leitura. 

4 dicas para uma gestão de produtos eficiente

  1. Inventário semestral: o inventário semestral consiste na recontagem e na organização dos produtos da empresa, com intenção de eliminar erros de sistema onde apontam uma quantidade inexistente.

Fazer inventário periodicamente concede autonomia e segurança aos colaboradores da empresa, pois tudo que está constando no sistema, realmente existe fisicamente para atendimento imediato dos clientes.

  1. Conte com apoio logístico: muitas vezes as empresas até dispõe de serviços de logísticas, mas em determinados dias, pode ocorrer um sobrecarregamento de encomendas.

Nesse momento é fundamental manter uma parceria com uma empresa terceirizada, como moto entregas, por exemplo, para que possa enviar o produto ao cliente para, sobretudo, cumprir o prazo que foi prometido na hora da venda.

  1. Utilize software de gestão de estoque: se você tem uma empresa que vende materiais de construção, é indispensável que você conte com um software de gestão de estoque. Em suma, são softwares de gestão de produtos!

Dessa forma é possível catalogar e apontar as localizações das tintas, modelos de escadas, marcas de argamassas e produtos para impermeabilização de lajes, por exemplo.

  1. Faça distribuição inteligente: essa dica é fundamental para empresas que trabalham com filiais. Quando a empresa opera em cidades grandes, como São Paulo e Rio de Janeiro, é fundamental que ela distribua seu estoque de forma inteligente para atender os clientes de forma rápida, segura e eficiente.

Concentrar o estoque integral dentro de uma única região, pode acabar dificultando o processo logístico, levando em consideração que as grandes metrópoles contam com diversas variantes que podem atrapalhar a entrega, como trânsito, chuvas e  alagamentos.

Por isso é importante fazer uma distribuição inteligente, para que a empresa consiga melhor organizar a rota de entrega. Além de aumentar os níveis de satisfação do cliente, também diminui os gastos logísticos da empresa.

Esse foi nosso artigo falando sobre quatro dicas indispensáveis para que sua empresa faça uma boa gestão de produtos e satisfaça as exigências do cliente.

Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de gestão de marketing e empresas. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Biblioteconomista e professora de História

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =