Saiba quais são as tendências de sucesso no mundo da tecnologia e comunicação para sua empresa. E descubra como aplicar esses recursos de maneira eficiente.
Com a evolução da tecnologia e o surgimento de novos aparelhos, a forma das pessoas se comunicarem mudou. Hoje, podemos falar com quem está em outros países em tempo real, não é mesmo?
Sendo assim, as empresas devem seguir o mesmo ritmo das mudanças e se adaptarem a essa nova realidade, aplicando as mais modernas técnicas de comunicação e melhorando o rendimento dos funcionários.
A partir da evolução dos dispositivos móveis, as novas tecnologias auxiliam as organizações, melhorando a comunicação interna e externa e proporcionando mais transparência.
É importante verificar qual é o mecanismo adaptável para a sua empresa tendo como foco o seu público, dado que as novas tecnologias têm bastante influência com o mesmo.
Além disso, esse impacto engloba tanto o marketing quanto a tecnologia em RH (recursos humanos) das empresas.
O crescimento das NTICs (Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação), desenvolveu divulgações maiores das informações. Dito isso, continue a leitura para conhecer quais são as tendências de grande demanda para sua empresa.
Tendências de comunicação das empresas
Com as mudanças tecnológicas não existem mais barreiras geográficas para a comunicação, isso porque as informações chegam a qualquer lugar do mundo. A tendência é que esses recursos variem a forma de comunicação.
As informações adquiridas por dos canais interativos de comunicação estão repletos de insights fundamentais para que a empresa saiba exatamente quais são as necessidades do seu público.
Isso pode acontecer através da comunicação interna ou por campanhas para atrair mais clientes. A seguir, veremos o resultado de algumas pesquisas que apontam essa mudança:
- 79% dos internautas dão preferência a assistir vídeos que falam sobre algum produto, invés de ler algum anúncio;
- 75% de executivos afirmam que a IA(Inteligência Artificial) terá grande relevância nos negócios nos próximos anos;
- 51% dos usuários afirmam que toda empresa deve ter disponibilidade nos chats durante o expediente.
Esses dados reforçam a importância dessas novas ferramentas para garantir o sucesso empresarial. Dito isso, é importante avaliar quais são as tecnologias que oferecem esses recursos, conforme a necessidade das corporações. Veja abaixo:
Mobile
Um estudo feito pela Criteo, líder geral de tecnologia especializada em publicidade digital e marketing de performance, analisou 1,7 bilhão de transações online em cerca de 3,3 mil empresas do e-commerce ao redor do mundo.
” O mercado multidispositivo chegou para ficar. A capacidade de calcular de forma adequada a jornada de compra pode ser essencial para aumentar a transformação. Os comerciantes que usam uma pesquisa convencional, referente aos dispositivos, e que não consideram o engajamento dos clientes podem perder oportunidades. As análises devem ser focadas do usuário” , comenta Fernando Tassinari, diretor da Criteo no Brasil.
Modelos de atribuição
Os modelos auxiliam a mapear e analisar os meios de comunicação ao longo da rotina de compra do cliente que mais ajudam à conversão. Isso é visto facilmente no marketing digital a partir de modelos como: Google Ads e Google Analytics que estão em alta no mercado online.
Análises preditivas/ Big Data
Essa ferramenta faz com que os comportamentos sejam antecipados, também avalia resultados desconhecidos.
Entretanto, para obter sucesso na sua empresa usando esse mecanismo, é preciso incluir uma cultura de dados no ambiente de trabalho e todas as decisões tomadas devem ter essa base, sendo todas registradas.
Inteligência Artificial
Com esse recurso é previsível um grande sucesso nos negócios nos próximos anos. O seu uso possibilita aplicação de estratégias que irão garantir confiança e praticidade.
Experiências como: a personalização em tempo real, geração de conteúdos, operação multinacional e conversação facilitam a intimidade entre empresas e público.
Como aplicar as novas tecnologias de comunicação na sua empresa
Antes de mais nada, mesmo tendo à disposição todas essas tecnologias, é necessário considerar o que as pessoas precisam e manter a sensibilidade, isso porque a comunicação terá sentido apenas se for personalizada ao público da sua companhia.
Afinal, é para facilitar esse processo que a tecnologia existe. Não se trata somente de ter recursos para oferecer, e sim identificar como as pessoas optam às formas de interações.
Contudo, um ótimo exemplo que está interligado com as tecnologias fundamentais para as empresas, consiste no mural digital.
Esse é um poderoso recurso para conquistar o cliente de maneira atrativa. Os estímulos visuais têm um grande prestígio de longa data. Veja, a seguir, como você pode aplicar essa ferramenta na sua empresa:
- Produzir um diagnóstico da comunicação interna da empresa, tendo como base o planejamento anual;
- Pesquisar com o público de modo a reunir informações, avaliando como a ideia será vista pelos funcionários;
- Avaliar a infraestrutura, pois, o mural digital sendo uma TV, é necessário ter todos os recursos disponibilizados para a instalação;
- Definir a estratégia de redes de canais, como o mapeamento de fluxo de informação;
- Envolver os líderes por serem figuras fundamentais para o estímulo dos colaboradores;
- Planejar os conteúdos, direcionando o uso de uma nova ferramenta para melhores resultados estratégicos;
- Monitorar os resultados e gerar relatórios;
- Coletar os feedbacks para ter opiniões e impressão de toda a organização;
Dicas e considerações finais
As tecnologias vieram para facilitar o processo de comunicação. A agilidade é um adjetivo forte para esses recursos e de extrema relevância, pois, quanto mais rápido o público-alvo obter informações, mais sucesso sua empresa terá.
É importante lembrar que independente da sua necessidade, o uso de um plano de comunicação bem estruturado deve ser o foco.
Esse plano é imprescindível para o fortalecimento da equipe que, ao atingir os objetivos aliados ao sucesso da comunicação, gera grande impacto no aumento das vendas e toda a organização lucra. Por fim, estude muito bem o seu plano para garantir o sucesso da sua empresa.
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