O marketing contém diversas ramificações, cada qual com suas características e objetivos. E, quase sempre visa aumentar a produtividade e lucro de uma empresa.
Saber onde atuar e fazer parte da engrenagem planetária, é sem dúvida, a maior questão no mapeamento de território para um empresário.
Como o mercado é expansivo, precisa-se conhecer sua área de atuação. Veremos neste texto, um conceito estratégico chamado Geomarketing. Descobriremos o que é e como usar essa estratégia a favor de seu negócio.
O que é geomarketing?
Imaginem um empresário do ramo agropecuário. Ele colocou sua luva de vaqueta e começou seus serviços. Porém, o local que escolheu plantar não é o mais frutífero, nem mesmo o mais adequado.
Esse exemplo, realmente ocorre com frequência no mercado. Sem um planejamento, o empresário lança seus esforços em uma região pouco propícia para os negócios.
Sendo assim, seria necessário agregar algo a mais nas estratégias de planejamento. O Geomarketing pode ser definido como a área que estuda as relações entre as estratégias, políticas e o território ou espaço que sua empresa deve atuar.
É o conceito que não permite que jogue seus esforços e finanças no descarte de lixo eletrônico. Aqui, o empresário tem a noção de que a área proposta para atuar, é versátil para ele, para os clientes e para os fornecedores.
Para que serve o geomarketing?
O geomarketing tem funções amplas e serve para:
- Ter-se uma visão menor (potencial do entorno de uma loja, por exemplo);
- Também para algo mais amplo (empresas que precisam entender o consumo de uma cidade).
O Geomarketing tem como base duas teorias, a Teoria do Lugar Central e a Gravitação do Varejo.
Segundo seu fundador, o professor Willian Applebaum: “toda decisão mercadológica tem reflexos no território, nas pessoas e nos negócios”.
O início dessa estratégia estava diretamente ligada ao varejo, porém, com as evoluções mercadológicas atuais, isso tem sido aplicado para o mercado digital.
Dessa forma, indústrias, e-commerce, setor jurídico entre outros, têm tirado proveito das análises do Geomarketing.
Com essa tática o empresário atualmente consegue:
- Identificar público-alvo;
- Definição e identificação de território;
- Seleção de canais para distribuição de produtos;
- Orientação de estratégias para precificar produtos;
- Conquista de clientes e consumidores;
- Definir estratégias para expandir negócios;
- Seleção de locais de atuação;
- Definir posicionamento ou reposicionamento de unidades.
Além de tudo que foi citado acima, é usado com outras estratégias, tendo um efeito muito positivo.
Aplicação nos setores de marketing
Empresários estão sempre pensando em melhorar suas estratégias de marketing. Diversas empresas físicas e digitais, têm usado o geomarketing para aumentar a potência dos efeitos do marketing de conteúdo.
Um exemplo são as de anúncios e postagens direcionadas a um setor específico. Essa é a melhor maneira de entender qual setor o público está mais propício a atender as expectativas de lucros que sua empresa tem.
Sem dúvida, o geomarketing tem sido uma estratégia mais do que útil para o crescimento analítico de todos os negócios onde é aplicado.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
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