Para que uma empresa possa ter sucesso neste mercado tão competitivo, seja ela uma fabricante de mesa rustica de madeira ou uma loja de roupas femininas, é fundamental se destacar da concorrência.

Para isso, é importante adotar estratégias eficientes para conquistar seu público-alvo, garantindo alto padrão de qualidade, experiência de compra diferenciada, bom atendimento, entre outras necessidades comuns do consumidor.

E para que as estratégias adequadas sejam adotadas, é importante segmentar o mercado em que se atua.

A segmentação de mercado permite que a empresa foque suas ações em um nicho específico de cliente que realmente irá se interessar pelos produtos e serviços oferecidos pela companhia.

Neste artigo, iremos falar sobre o que é exatamente a segmentação de mercado e como escolher um segmento dentro do seu setor. Acompanhe.

O que é segmentação de mercado?

Como sugere o nome, a segmentação de mercado visa dividir os nichos de público em que uma empresa atua, de forma que essa mesma empresa adote estratégias e focadas em um público-alvo que de fato se interessa pelos seus produtos e serviços.

Uma empresa de motor weg 2cv, por exemplo, pode segmentar seu público em empresas automotivas para distribuição, convertendo seus esforços e estratégias para esse tipo de mercado B2B (de empresa para empresa).

De modo geral, a segmentação de mercado identifica quais os clientes irão consumir seus produtos e assim, a empresa pode se destacar da concorrência e atingir resultados de sucesso.

Além disso, a segmentação de mercado traz outras vantagens para uma companhia como por exemplo, a otimização de recursos, diminuição das chances de erros e decisões de investimentos mais assertivos.

Algumas estratégias a serem usadas para segmentar o mercado de uma empresa são:

  • Reposicionamento de marca;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Atendimento personalizado;
  • Promoções exclusivas.

Veja como escolher um segmento dentro do setor da sua empresa

Não há apenas uma forma de segmentar o mercado de uma empresa, portanto,para escolher de forma assertiva, é importante realizar uma pesquisa de mercado com o público por meio de um questionário para colher informações comportamentais, psicográficas e geográficas.

  • Segmentação comportamental: esse tipo de segmentação identifica o cliente conforme a relação que ele tem com a empresa e a frequência com que ele consome os produtos ou serviços dessa empresa;
  • Segmentação psicográfica: esse tipo de segmentação se refere a questões psíquicas dos clientes como sua personalidade, opiniões, atitudes e estilo de vida.

Questões como: qual o comportamento do cliente durante a compra? O que ele busca? O que ele percebe como valor agregado? Quais padrões de consumo ele possui;

  • Segmentação geográfica: as características da região onde a empresa atua são essenciais para decisões e estratégias do negócio.

Uma empresa fabricante de desengraxante alcalino, por exemplo, pode explorar questões pontuais relacionadas à região onde está localizada, adaptando seu produto, logística e outros detalhes à ela.

Esse foi o nosso artigo com orientações para escolher um segmento de mercado dentro do seu setor. Esperamos que tenha sido útil para você. 

 Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais

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