Um dos conceitos mais importantes do mercado é o B2B. Essa metodologia é fundamental dentro de qualquer setor industrial, ou seja, se você atua em alguma indústria tem quase que obrigação de conhecer mais sobre o B2B.
Ele auxilia em diversos aspectos, como relacionamento e vendas, para se ter uma noção da sua importância, em 2019, esse mercado foi responsável por movimentar mais de 2,9 trilhões de reais no Brasil, com uma média de crescimento de cerca de 17,1% anualmente.
Números impressionantes que reforçam cada vez mais, a importância desse segmento para empresas que trabalham com locação de geradores, mas principalmente para indústrias. Mas você sabe o que significa o B2B? Ou como aplicá-lo no seu negócio industrial?
Se ainda não conhece sobre ele fique tranquilo, no texto de hoje, iremos mostrar para você tudo sobre o B2B, então vem com a gente que te mostramos todos os detalhes, tenha uma ótima leitura!
O que significa o B2B?
A sigla B2B significa Business To Business, ou traduzido para o português como “negócio para negócio”, ele é um conceito que representa em qualquer processo de negociação que ocorra entre uma empresa para outra empresa.
Ou seja, uma indústria que trabalha, por exemplo, com servomotor, irá vender mais os seus produtos para alguma outra empresa do que para algum cliente final, conhecido como a pessoa física. Essa transação de venda entre uma empresa e outra é justamente o que configura o B2B.
Por mais que esse tipo de negócio receba um volume menor de negociações, seu ticket médio costuma ser mais alto, o que faz com que uma grande quantidade de dinheiro seja movimentado.
Qual a importância e as características do B2B nas indústrias?
No mundo industrial, o B2B acaba se tornando o fator básico, afinal, quase todas as transações são realizadas de empresa para outra empresa, dificilmente você realizará uma venda ou manterá sua comunicação com algum cliente que não seja um outro empreendimento.
Dessa forma, é inevitável conhecer mais sobre ele para que você consiga aplicá-lo dentro da sua indústria. Entre as principais características desse mercado, podemos ressaltar as vendas mais racionais, já que uma empresa costuma tomar decisões muito mais pensadas do que emocionais.
Também o relacionamento a longo prazo, funcionando como comprador e fornecedor, o que gera uma confiança mútua, e por fim, um ticket médio relativamente maior, já que os produtos industriais e do B2B em geral costumam ser mais caros.
Abaixo, separamos algumas dicas para você saber como aplicar o B2B dentro da sua indústria, confira!
Crie vários conteúdos
Por se tratar de um relacionamento de empresa para empresa, é crucial que você consiga criar uma certa autoridade e reconhecimento dentro do mercado. Para que isso aconteça, a criação de conteúdo acaba sendo um ponto crucial dentro do seu negócio.
Comece criando vários conteúdos diferentes, falando sobre sua área de atuação, dando dicas sobre seu segmento e mostrando um pouco mais sobre sua indústria que vende estruturas metálicas. Isso vai te ajudar a aumentar seu alcance e estabelecer um relacionamento com novos e velhos clientes.
Realize uma boa divulgação
Muitas empresas buscam fechar parceria com outras empresas, mas por muitas vezes não encontram o caminho certo para realizar isso. Se você quer chamar a atenção, outra dica importante é realizar uma boa divulgação através do marketing digital.
Marque presença nas redes sociais, principalmente no linkedin, crie seu próprio site e faça a divulgação de seus produtos ou serviços. Utilize o Google, e o próprio Facebook Ads para criar anúncios e divulgar um pouco mais sobre sua indústria, não esqueça de usar uma boa segmentação para alcançar o público certo.
Invista em um pós-venda de qualidade
Outra característica marcante do B2B é o pós-venda, por se tratar de um mercado empresarial, um dos pontos mais altos é justamente a fidelização, afinal, um empreendimento que precisa de um produto uma vez, provavelmente vai procurar ele de novo.
Dessa forma, invista em um pós-venda de qualidade, fazendo todo acompanhamento e ficando sempre próximo do seu consumidor, o que irá ajudar a manter o relacionamento a longo prazo e trazer fidelização até sua indústria.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
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