Biografia de Buffalo Bill

Buffalo Bill

Biografia de Buffalo Bill

A controversa e meio fictícia carreira de William Frederick Buffalo Bill’ Cody (1846-1917), olheiro e publicitário americano, ajudou a criar o protótipo do herói “Wild West”.

William Cody, nascido em Scott County, lowa, e criado em uma fazenda, serviu brevemente na Guerra Civil. Caçando búfalos para equipes de construção da Kansas Pacific Railroad, ele foi apelidado de “Buffalo Bill” por causa de sua proficiência.

Ele também serviu como olheiro civil para os generais norte-americanos Sheridan e Carr. Embora ele tenha ido para o leste para começar uma carreira no palco em 1873, ele voltou para o oeste em 1876 para vingar a derrota do general Custer.

Alegando ter matado o chefe Tall Bull, ele mais tarde trouxe o Wild West para dentro de casa e excursionou amplamente com seu Wild West Show. Publicitários inteligentes, como Ned Buntline, Prentiss Ingraham e John Burke, o chamaram de “Príncipe das Planícies” e fizeram dele o herói de inúmeras histórias e romances.

Muitas vezes em apuros e sempre endividado, Bill viajou pela Europa para recuperar sua fortuna.

Admirado pela Rainha Vitória

Ele se tornou o queridinho do Jubileu da Rainha Vitória na Inglaterra e foi para a França, Espanha e Itália, espalhando a lenda do oeste americano, retratando a vida selvagem e romântica que os europeus gostavam de pensar como exclusivamente americana, e abrindo caminho para o filme de cowboy do século 20.

O nome Buffalo Bill era mágico; nos dias vitorianos ele personificava o sonho americano.

Mas o triunfo se transformou em cinzas. Cansado da falsa adoração ao herói, Buffalo Bill bebeu muito e se envolveu em muitas ligações tolas.

As mulheres o adoravam, mas sua esposa queria o divórcio. Crianças doentes procuravam seu toque, mas seu único filho morreu em seus braços. Manipulado por homens astutos, ele teve que realizar seu ato de Velho Oeste diariamente para evitar a falência.

Enfim, desiludido, ele pediu ao governo federal a doação mensal de US$ 10 para os detentores da Medalha do Congresso. Todos os seus sonhos se tornaram pesadelos.

Buffalo Bill em ação

Em 1910, Sam Goldberg lançou uma série de slides mostrando Buffalo Bill em ação, e Harry Powers fez a primeira imagem em movimento do Wild West Show, “300 emoções em 300 bobinas”.

Mas o próprio Bill não foi capaz de utilizar as novas oportunidades da mídia de massa. Em vez disso, o velho viu William S. Hart, Harry Carey e Tom Mix preencherem o vazio heroico.

Quando ele morreu, foi enterrado em Cody, Wyo.; desde que os cidadãos de Denver conspiraram para roubar o corpo, toneladas de concreto foram despejadas sobre ele. Pois assim, o homem cuja vida girava em movimento frenético encontrou seu lugar de descanso.

Enfim, Buffalo Bill resumiu toda uma fase do movimento ocidental americano e a vitória final do Great West. Sua reputação tinha sido artificial e meio fictícia, mas ao seu próprio código e imagem ele permaneceu fiel.

Outras biografias

Nelson Mandela

Nivedita Menon

Albert Einstein

Celina Palmer

Celina Palmer

Sou Celina, biblioteconomista com uma profunda paixão pelo cinema. Durante o dia, mergulho em livros e documentos, explorando o vasto mundo da biblioteconomia. Mas, ao cair da noite, encontro meu refúgio no universo do cinema.

Learn More →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =