Se você é da área do marketing ou publicidade, com certeza já ouviu falar sobre o termo “persona” certo? Alguma vez na vida alguém passou por você e perguntou qual a persona do seu negócio ou fez algum comentário sobre o termo.
Pode parecer uma palavra estranha de se falar, mas acredite, a persona é extremamente comum em diversos segmentos, desde uma empresa que trabalha com sinalização de segurança até um pet shop.
Ela está presente em qualquer negócio, e é fundamental para as empresas, você sabe o que persona significa e o motivo dela ser tão importante? Neste post vamos contar tudo sobre este termo, então vem com a gente!
O que é Persona?
Todo empreendimento possui um público-alvo, certo? Por mais diferente que eles possam ser, variando de segmento para segmento, a persona nada mais é do que o consumidor ideal de seu negócio.
Ou seja, é como se fosse um denominador em comum de quem seria o ideal para o seu negócio, uma média de todo o público que consome seus produtos e serviços, qual os seus gostos pessoais, sexo, faixa etária, localização geográfica, hobbies, profissão e por aí vai.
A persona varia muito de mercado para mercado, afinal, pessoas diferentes se interessam por piso industrial e livros de ficção científica por exemplo, e é exatamente por isso que ela é tão importante.
Conhecer seu cliente ideal, é um grande desafio, mas ajuda na confecção de diversas estratégias diferentes, e é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso em seus negócios.
Qual a importância da Persona para as estratégias da sua empresa?
Existem diversos benefícios e impactos que a Persona pode causar dentro de seu negócio, a começar pela segmentação correta, no marketing digital, por exemplo, principalmente nas redes sociais, é possível direcionar os anúncios de acordo com informações sobre o cliente.
Dessa forma, você tendo a persona, você consegue saber suas informações e obter resultados muito mais expressivos e qualitativos para o seu negócio.
É justamente aí que a persona entra, tudo é direcionado de acordo com o público ideal, ela também é impactante para o desenvolvimento de novos produtos, já que você pode montar seu plantel, pensando no seu consumidor ideal.
Também fica muito mais fácil adaptar a linguagem e o atendimento, a partir do momento que você sabe quem são seus consumidores, vendo se é possível ser algo mais informal ou jovial, ou é necessário abordar um tom mais sério e tradicional.
Isso vale até para o valor de seus produtos e serviços, já que você consegue saber se a sua empresa aborda um preço mais popular ou elitizado de acordo com o público que o consome.
De forma resumida, a persona é responsável por quase tudo dentro da sua empresa, é fundamental conhecer a fundo sobre seu público-alvo, facilitando muito mais em todos os aspectos, tanto quanto comunicação, vendas, divulgação e por aí vai.
Vale ressaltar que cada área é diferente, e até mesmo, dentro do mesmo mercado, a persona de uma empresa é diferente de outra concorrente, se você trabalha com luminária de emergência, não pense que seu público-alvo ideal será o mesmo de seu concorrente, você precisa fazer sua própria pesquisa de mercado e descobrir qual a sua persona.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais
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