A gestão financeira eficaz é vital para a sobrevivência e o crescimento do negócio, independentemente se é uma empresa de máquina de gelo industrial ou de auditoria contábil.
Isso envolve planejamento, organização, controle e monitoramento de seus recursos para atingir os objetivos de negócio traçados ao longo do ano.
Uma boa gestão financeira pode ajudá-lo a cumprir compromissos com os respectivos clientes e sócios, obter vantagem competitiva diante da concorrência e prepará-lo para a estabilidade financeira ao longo dos anos.
O tema deve ser constantemente trabalhado, como um dos processos-chave de sua empresa, senão, corre-se o risco de ser como um motor elétrico usado e com vida útil baixa. Quer saber mais a respeito do tema? Então, vem com a gente!
1- Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios dará o caminho exato de onde está e onde quer chegar nos próximos meses e anos. Detalhes como:
- Onde conseguirá o financiamento de sua atividade;
- Qual será o valor;
- E como será pago ao longo dos anos.
São fundamentais para o sucesso da gestão.
2- Monitore sua posição financeira
Outro item desta lista que não deve deixar passar é a evolução de seus negócios. Diariamente, saiba quanto dinheiro tem no banco, quantas vendas fez e qual o estoque dos produtos, como os conectores elétricos.
Revise, de tempos em tempos, sua posição em relação às metas estabelecidas inicialmente em seu plano de negócios. Investir em profissionais do ramo pode ser uma boa pedida.
3- Garanta que os clientes paguem em dia
Atrasos nos pagamentos dos clientes. Isso é um problema gravíssimo e todos nós estamos propensos a passar. Para reduzir o risco, deixe seus termos e condições de crédito estabelecidos desde o início.
O uso de um sistema automatizado de gerenciamento de crédito te ajudará a controlar as contas dos clientes – certifique-se de que os mesmos paguem em dia.
4- Conheça seus custos diários
Mesmo a mais lucrativa empresas pode enfrentar dificuldades para cobrir os gastos do dia-a-dia. Sejam eles aluguéis, salários, contas de água ou luz e etc. Esteja ciente do mínimo que a empresa precisa para sobreviver.
5- Registros contábeis precisam ser atualizados
Certamente você perderá dinheiro se suas contas não forem mantidas atualizadas. Seja porque fica difícil acompanhar os atrasos nos pagamentos dos clientes ou porque não perceberá quando terá que pagar seus fornecedores.
O sistema de manutenção de registros dará tranquilidade para:
- Rastrear despesas
- Abatar as dívidas e credores
- Solicitar financiamento adicional
- Economizar tempo e custos de contabilidade.
6- Cumprir os prazos fiscais
Multas e juros certamente se somarão se não cumprir os prazos para apresentação de declarações de impostos. Esses são custos desnecessários e que podem ser evitados com o mínimo planejamento.
Manter registros precisos economiza tempo e dinheiro. Portanto, não deixe de cumprir suas obrigações.
E agora que entendeu mais e melhor sobre gestão financeira, não tenha medo de tirá-la do papel e cuidar do seu dinheiro. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
- Equipamentos Essenciais para Filmar em Locais de Mineração - setembro 10, 2024
- Black Friday no Brasil vale a pena se pesquisar bem - agosto 20, 2024
- Quantos dias é a Black Friday no Brasil realmente - agosto 20, 2024