Quem nunca precisou preparar o look antes de ir a um evento e ficou na dúvida em quais peças escolher e com quais cores compor a paleta do visual? Essa situação é mais comum do que se imagina e, na prática, demanda um tempo que pode ser precioso na hora de se preparar.
O ideal é combinar peças que reflitam seu estilo e escolher cores que harmonizem com você e com a ocasião. Para um visual mais despojado e inovador, acessórios coloridos, como uma bolsa verde ou rosa, são ótimas opções. No caso do estilo casual, colorações neutras, certamente, são as alternativas mais apropriadas.
Veja algumas dicas para acertar na paleta e compor looks com a sua cara!
Subtons de pele
O subtom de pele é um dos fatores mais importantes na hora de escolher a paleta de cores do seu visual. Existem três tipos principais de subtons de pele: quente, frio e neutro. O primeiro é aquele que se destaca com cores quentes, como amarelo, dourado, laranja e vermelho.
Já o segundo apresenta maior flexibilidade e pode misturar tons frios e quentes. Por fim, os subtons de pele frios ficam ainda melhor com cores como azul, verde, prata, roxo e tons de rosa.
Cores complementares e análogas
Outra ideia que contribui para compor uma boa paleta de cores é conhecer como funcionam cores complementares, ou seja, que ocupam lugares opostos na roda de cores. Algumas delas são azul e laranja, amarelo e roxo ou vermelho e verde.
Ao serem combinadas, essas cores criam contraste, o que pode ser estratégico, propondo pontos de atenção em diferentes áreas da composição. Quando utilizadas de modo equilibrado, as cores complementares produzem um visual dinâmico e muito estiloso.
Para compor cores mais semelhantes entre si, é importante conhecer as cores análogas (verde e azul, rosa e vermelho, amarelo e laranja). Ao serem combinadas, elas criam sensação de fluidez e harmonia. Essa estratégia é ótima para criar composições mais sofisticadas e suaves.
Estação do ano
A estação do ano influencia não só a variação de temperatura, mas também a incidência de luz natural. Assim, a primavera combina com colorações pastel, como lilás, azul-bebê e rosa-claro. Já o verão é marcado por cores vibrantes e frescas, como laranja, coral e amarelo.
As estações mais frias, por sua vez, costumam combinar mais com cores terrosas, como marrom, mostarda e vinho, além das mais escuras, como azul-marinho, prata, bordeaux e cinza. Nesses momentos do ano, é ótimo optar por cores mais sutis.
Tons neutros
Cores neutras são muito versáteis e podem ser combinadas com as mais diferentes peças e cores. Elas são colorações consideradas curingas para se ter no armário e servirem como base para adicionar peças e acessórios de cores mais vibrantes.
Alguns exemplos de tons neutros são preto e branco (considerados clássicos e atemporais), cinza (mais suave do que o preto), além de bege e marrom, além de nude e off-white (tons mais suaves de branco, excelentes para looks elegantes).
Curiosidade em experimentar
Criar looks estilosos exige curiosidade para experimentar. Afinal, a moda é um dos caminhos para expressar a singularidade de uma pessoa. Por isso, não tenha medo de trazer novas cores para o seu armário e de combinar elementos de tons diferentes.
Ao apostar em cores contrastantes, é mais fácil criar visuais inovadores. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar e sobrecarregar o visual. Lembre-se de adicionar texturas e padrões, desde seda e tricô, além de xadrez, estampa floral, listras, entre outros exemplos. Quando o assunto é experimentar, os acessórios ajudam a criar visuais mais completos e inovadores: sapatos, bolsas e cintos coloridos, além de lenços, cachecóis, entre outros.
- Paleta ideal: sugestões para unir cores e otimizar seu estilo - novembro 27, 2024
- Filmes sobre a indústria: 7 dicas para você assistir - setembro 17, 2024
- 12 filmes sobre marketing imobiliário para corretores de imóveis assistirem - agosto 20, 2024