A competição por clientes é alta não somente no mercado B2C, mas também no B2B. Para fazer uma estratégia que funcione, é preciso de um bom planejamento.

Veja como fazer tudo isso da melhor forma no passo a passo a seguir.

1. Visualize seus objetivos

A primeira coisa é pensar nos seus objetivos de marketing, tendo em mente que eles precisam ser específicos e mensuráveis. Depois, é só preparar o terreno para que sua estratégia consiga alcançá-los.

Considere qual a missão da sua empresa, quantas vendas você quer fazer por mês e quanto de lucro pretende obter.

2. Defina seu mercado e sua persona

O segundo passo é definir o seu nicho. Cada vez mais, as empresas focam em mercados específicos, como a venda de conectores elétricos, por exemplo, ao invés de vender para muitos, o que leva a resultados ainda melhores.

Além do nicho, lembre-se de criar a sua persona. Quanto mais específico for o seu público-alvo, melhor, já que no marketing B2B as empresas têm necessidades muito particulares.

Crie sua persona a partir de pesquisas reais: entreviste pessoas, reúna dados e analise seus melhores consumidores. Só assim você conseguirá identificar o seu comprador ideal.

3. Escolha táticas e canais

Uma vez que você escolheu um terreno próprio ao redor da sua audiência, você terá que pensar em como atingi-la e onde. É nessa hora que você deve escolher os canais mais adequados para sua campanha de acordo com sua persona.

Para facilitar o seu trabalho, selecionamos alguns tipos mais comuns de canais de comunicação online e estratégias que costumam ser acessados por muitas empresas:

Blogs

Quando um empresário quer obter mais informações sobre um produto ou serviço, é natural que ele pesquise sobre aquilo nos buscadores online. O seu blog pode informar potenciais clientes sobre seus produtos, como um Motor weg 2cv, por exemplo, educando-os e gerando mais tráfego para o seu site.

Redes Sociais

Canais como o LinkedIn, por exemplo, são muito populares entre profissionais de inúmeros nichos. Uma ótima forma de se engajar com seus seguidores e formar novos relacionamentos é gerando conteúdo relevante e atualizando seu perfil continuamente.

Email Marketing

O email é uma alternativa excepcional para estreitar a relação com seu público. Essa é uma ferramenta que, quando usada com sabedoria, ajuda a alcançar ótimos resultados na estratégia B2B. O email marketing é uma opção de distribuição de conteúdo em que é possível criar ações específicas para cada público.

4. Use as melhores chamadas para interação

Depois de definir seus canais e estratégias, é hora de criar as campanhas. Tente seguir as melhores práticas para que sua campanha seja eficiente – defina a mensagem principal que sua equipe quer passar para ativar um determinado desejo no público, que busca uma máquina de gelo industrial, por exemplo. Nesse momento, você também pode abusar da criatividade, usar insights e CTAs poderosos.

Seja direto e informativo na sua mensagem, já que o público B2B é muito mais objetivo e racional.

5. Marketing de conteúdo

No Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é primordial. É por meio da distribuição de conteúdos que os leads chegarão até a sua marca. Desta forma, eles passam a conhecer mais sobre seu produto e serviço e a relação começa a ser estreitada.

A partir disso, fica mais fácil criar confiança até o momento de fazer a abordagem de venda. O marketing de conteúdo é justamente a estratégia para atrair, nutrir e converter o lead. Para isso, invista na criação de materiais relevantes e que ajudem a solucionar o problema da sua persona.

6. Automação de marketing

O marketing atual não seria o mesmo sem as ferramentas de automação, pois elas ajudam a otimizar tarefas do dia a dia e potencializam a estratégia de marketing B2B. Tanto o time de marketing quanto o time de vendas podem usar softwares para facilitar a criação de ações.

Dessa maneira, é possível melhorar os processos para captar leads, integração dos canais de comunicação, identificação de oportunidades de venda e muitos outros benefícios. Ou seja, os processos são otimizados e podem ser facilitados. Além disso, são gerados relatórios detalhados sobre as ações.

Portanto, a automação é uma importante aliada nas estratégias de marketing B2B. Assim, desde o planejamento até as ações na estratégia são potencializadas. Conquistar clientes é essencial, sobretudo nos negócios que envolvem duas empresas. Desse modo, criar ações específicas com base no comportamento dos consumidores vai ajudar você a obter bons resultados.

7. Monitore os resultados

A última etapa das estratégias B2B é monitorar seus resultados. Você pode fazer isso através de métricas e indicadores no Google Analytics, se sua campanha for no seu site, por exemplo, ou diretamente nas redes sociais, pelo Facebook e Instagram Insights.

Quanto mais você monitorar e analisar seus resultados, mais chances terá de alcançar as metas estabelecidas na primeira etapa. O acompanhamento contínuo das métricas é essencial para qualificar suas estratégias de marketing e obter novos insights.

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