Biografia

Biografia

O que está incluído em uma biografia? Elementos chave

Existem certas situações na vida em que você será solicitado a escrever sobre pessoas – sobre você ou outra pessoa – e saber quais informações incluir em uma biografia pode ser um primeiro passo útil. Pois as vezes, a vida de uma pessoa é tão cheia de detalhes ricos e fatos interessantes que é difícil saber o que incluir e o que deixar de fora; Sendo assim, ao seguir algumas diretrizes, você descobre o que incluir em uma biografia.

Partes de uma biografia: elementos-chave a serem incluídos

O primeiro passo para escrever uma biografia é decidir o que incluir. A extensão e o conteúdo das biografias podem variar significativamente, mas existem alguns elementos comuns em todos os tipos. Considere incluir esses elementos sobre o assunto da biografia.

Sendo assim, Comece com fatos básicos sobre a pessoa

Sendo assim, considere o tamanho da biografia – isso ajudará a determinar quanta ou quão pouca informação você deve incluir e quão profunda essa informação deve ser. Pois um parágrafo simples conterá apenas alguns fatos gerais e básicos, como:

  • data e local de nascimento (e óbito, se aplicável)
  • local de residência atual
  • experiência educacional
  • experiência profissional
  • Área de Atuação
  • principais realizações

Dessa forma, esses elementos não precisam ser incluídos em todas as biografias. Pois considere o que faz mais sentido à luz da história da pessoa sobre a qual a biografia é e do propósito para o qual a biografia está sendo criada. Enfim, use essas informações para determinar quais partes de uma biografia precisam ser incluídas.

Expandir para incluir informações detalhadas

  • O que está incluído em uma biografia se tornará mais complexo à medida que a biografia se tornar mais longa: quanto mais palavras você tiver que usar, mais fatos você poderá considerar para inclusão. Uma biografia com várias páginas entrará em mais detalhes sobre a história da pessoa; um livro discutirá ainda quais eventos ao longo da vida os tornaram quem eles eram, e o que é significativo sobre eles.
  • Alguns componentes-chave que você pode querer incluir em uma biografia mais longa são:
  • nascimento e infância – Fornecer detalhes sobre a época e o local em que alguém criado dará a seus leitores um contexto histórico. Por exemplo, ao escrever sobre um ativista dos direitos civis dos anos 1960, compartilhe informações sobre em que tipo de situação a pessoa cresceu.
  • vida adulta – A maior parte de sua biografia provavelmente se concentrará na vida adulta do sujeito, quando eventos significativos começaram a se desenrolar. Concentre-se em eventos notáveis, como o início de um relacionamento, uma mudança dramática na vida ou outro grande ponto de virada.
  • morte – Se o assunto de sua história é sobre um falecido, você provavelmente cobrirá os eventos que se desenrolaram antes de sua morte. Que legado deixaram?
  • fatos ou anedotas interessantes – Compartilhe histórias interessantes sobre a história de vida do indivíduo, selecionando coisas que serão atraentes para os leitores ou particularmente relevantes para o propósito para o qual a biografia está sendo escrita
  • citações sobre a pessoa – Se a pessoa foi assunto de artigos, livros ou notícias, considere trabalhar em algumas citações ilustrando o que outros disseram sobre o indivíduo.
  • fotografia da pessoa – Se a biografia for distribuída via impressão, publicada online ou destacada em PowerPoint antes de uma apresentação, inclua uma foto da pessoa.

Maior envolvimento

Ao escrever biografias mais envolventes, você se deparará com perguntas sobre o que incluir e como falar sobre isso. Apenas tenha em mente por que essa pessoa é interessante para você e quem pode estar interessado o suficiente para ler a biografia. Em seguida, escreva a biografia com base nos fatos que serão mais importantes para o seu público e que contam mais sobre o seu assunto.

Considere seu público

A chave para escrever uma ótima biografia está realmente nessa ideia: escolha fatos relevantes e interessantes para o seu público. Para fazer isso, você deve considerar por que a biografia é necessária e quem vai lê-la, então se concentrar nas áreas da vida da pessoa que o público provavelmente desejará saber.

Bio para apresentar um novo funcionário

Se você escreve uma breve biografia que enviará em um e-mail para toda a empresa para apresentar um novo funcionário, lembre-se da ocasião e do público.

Esse tipo de biografia deve se concentrar no histórico de trabalho e na experiência da pessoa, com talvez alguns fatos pessoais que ajudarão os colegas de trabalho a conhecer o novo membro da equipe.

Esse tipo de biografia não conteria detalhes sobre os pais da pessoa ou qualquer coisa muito pessoal. Tais informações não são apropriadas para a situação ou para o público-alvo.

Por outro lado, a informação se torna altamente relevante caso você escreva a biografia que será usada em um estudo psicológico.

Escrevendo para um público desconhecido

É claro que você nem sempre saberá quem é seu público-alvo – se estiver escrevendo um livro, por exemplo, nem sempre saberá quem o lerá. Nesses casos, é seguro supor que quem vai ler a biografia está interessado na pessoa, e é por isso que está lendo.

Em tal situação, uma boa abordagem é focar principalmente no que torna essa pessoa especial e direcionar sua pesquisa de acordo.

Uma biografia sobre alguém que realizou uma grande descoberta científica pode se concentrar na educação da pessoa e nos primeiros experimentos que levaram à grande descoberta.

Também pode falar sobre como a descoberta impactou a vida da pessoa, a vida de outras pessoas ou a profissão ou campo de estudo do indivíduo.

Essas são as coisas que as pessoas que estão lendo sobre o assunto provavelmente estão interessadas em aprender.

Escolha seu foco

Saber como você gostaria de dividir a história e quais pontos gostaria de discutir o ajudará a determinar quais informações são mais importantes. Por exemplo, se o foco de sua biografia estiver no serviço de alguém em uma guerra, você não precisaria gastar muito tempo no início de sua carreira como vendedor, a menos que isso tivesse um impacto em suas ações durante a guerra. Considere exemplos de bios com diferentes focos.

Biografia de exemplo para um aluno

As biografias dos alunos devem incluir informações atuais e objetivos futuros. Use um ponto de vista de terceira pessoa (POV) para esse tipo de biografia.

Aluna do último ano da ABC High School, Sharon Ellis é uma aluna dedicada que tem paixão por matemática e ciências. Ela atua no conselho estudantil como tesoureira, um papel de que gosta porque é capaz de combinar seu prazer em todas as coisas matemáticas com a oportunidade de servir sua escola enquanto desenvolve habilidades de liderança. Ela planeja estudar matemática e ensino médio na faculdade com o objetivo final de se tornar professora de matemática do ensino médio.

Curta biografia profissional para você

As biografias profissionais destinadas a serem publicadas on-line devem ser envolventes, otimistas e focadas nos negócios. Esse tipo de biografia também é usado para apresentar alguém que está apresentando em uma reunião ou ocasião de falar em público. Deve ser escrito em POV em terceira pessoa.

Profissional de marketing digital experiente, Michelle Rogers passa seus dias ajudando empresas a construir suas marcas e atrair clientes como diretora de marketing da Digital Dynamics. Ela não é apenas reconhecida por suas excelentes habilidades técnicas, mas também tem a reputação de criar sites visualmente atraentes que aumentam as vendas e aumentam os resultados finais. Colegas e clientes descrevem Michelle como uma verdadeira especialista em seu campo.

Ensaio de biografia pessoal

Em algumas circunstâncias, uma biografia pessoal mais longa em formato de ensaio pode ser necessária. Em tais situações, expanda o que você incluiria em uma breve biografia como as acima para ser mais um ensaio “sobre mim” . Use o POV em primeira pessoa para esse tipo de biografia.

Ao refletir sobre os primeiros dias da minha carreira em web design, fico impressionado com o quanto as coisas mudaram. Esta carreira que escolhi não existia para a geração dos meus pais, mas faz tanto parte do que faço e de quem sou, que é difícil pensar nela como uma profissão bastante jovem. Eu amo tanto branding e marketing que espero ter seguido uma carreira de publicidade mesmo nos dias anteriores ao marketing digital.

Como profissional de marketing digital, minha primeira preocupação é construir e proteger as marcas das empresas com as quais trabalho. Isso envolve a criação de belos designs de sites, é claro, mas há muito mais do que isso. Adoro design, mas também sou apaixonado por conteúdo de qualidade, experiência geral do usuário, otimização de pesquisa, engajamento social e muito mais. Meu lema é que nenhum negócio está completo a menos que os clientes possam encontrá-lo, se identificar com ele e fazer uma compra com facilidade. Eu aplico esse mesmo princípio à minha própria vida e carreira. eu comecei….

Biografia de ensaio de amostra de uma pessoa famosa

Um ensaio de biografia é um tipo específico de ensaio informativo . Pode ser útil usar uma abordagem de esboço biográfico ao criar esse tipo de biografia.

John Robert Lewis (1940-2020) será lembrado não apenas como um representante do Congresso de longa data, mas também como um dos líderes de direitos civis mais influentes, respeitados e admirados dos séculos XX e XXI. Em 80 anos nesta terra, John Lewis testemunhou uma grande mudança, mas testemunho não é realmente uma palavra apropriada para descrever seu papel. Instigador é um termo melhor para o papel que desempenhou na história. John Lewis, um verdadeiro agente de mudança, e seu impacto será sentido nas próximas gerações.

John Lewis, um líder que nunca vacilou em seu firme compromisso com a luta pela igualdade. Pois desde sua infância no Alabama até seus primeiros dias como um jovem adulto, manifestando-se pelos direitos civis em 1960 em Nashville, lutando pelos direitos civis como Freedom Rider no Mississippi em 1961 e sendo gravemente ferido ao atravessar a ponte Edmund Pettus em Selma em 1965, e ao longo de sua carreira de 1987-2020 no Congresso, John Lewis fez a diferença. Estamos bem servidos para ouvir e atender seu chamado para causar bons problemas.

Se você está planejando escrever uma biografia do tamanho de um livro, pense nisso como um ensaio bastante expandido, com ainda mais informações sobre a pessoa.

Preencha os detalhes

Uma biografia pode conter quase tudo sobre uma pessoa – sua vida inteira ou apenas um evento importante. Quais informações você inclui é com você. A maioria das biografias, independentemente de sua extensão e público-alvo, fornecerá fatos básicos como a época e o local em que a pessoa viveu. Mas outros detalhes mais complicados dependerão em grande parte da situação – e do escritor.

Construindo a biografia perfeita

Se a biografia que você escreve é sobre você ou outra pessoa, a chave é você contar a verdadeira história de um indivíduo de uma forma vívida e envolvente. Forneça apenas informações factuais, mas faça-o de maneira vívida. Revise como envolver o leitor para obter dicas e estratégias que podem ajudá-lo a fazer exatamente isso. Enfim, você também pode achar que esses exemplos de ganchos atraentes são boas fontes de inspiração para a bioescrita.