Hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha ao menos um perfil em alguma rede social. De olho nessa realidade, as empresas seguem o mesmo ritmo, afinal, é preciso marcar presença onde seu público está. Quer descobrir como  “socializar” e divulgar seu negócio nas redes sociais? Confira as dicas que selecionamos!

1. Encontre seu público e comunique-se

Pra começar seu trabalho de marketing em redes sociais, o primeiro passo é descobrir onde seu público está. No Brasil, as plataformas de maior sucesso são o Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn. Mas nada impede que você explore outras opções, como o Pinterest ou o Medium. Na verdade, suas escolhas vão depender do comportamento do seu público-alvo – e a forma como eles preferem manter esse contato com sua empresa.

Além do conteúdo que você publica, para manter uma presença qualificada nas redes sociais é preciso que suas páginas sejam gerenciadas. O monitoramento das suas páginas também garante que nenhum comentário fique sem resposta.

Isso garante que a comunicação com seu público seja mais efetiva através de um atendimento ágil. Afinal, quem procura algo na web, como pallets de madeira, por exemplo, está em busca disso: agilidade no contato com suas marcas preferidas.

2. Assuma a linguagem da rede

Cada rede social tem seu jeito, sua forma particular de comunicação e suas ferramentas de publicação. Seguir “as regras da casa” é fundamental pra conseguir desenvolver um bom trabalho de divulgação.

No Twitter, você tem pouco espaço para interagir. Então a ideia é publicar informações pontuais como novidades, promoções ou até um micro resumo que contenha um link encurtado pra levar ao site ou blog da sua empresa especialista em purgador de vapor, por exemplo. Agilidade é a palavra de ordem, mais uma vez.

Por ser uma rede profissional, o LinkedIn exige uma linguagem um pouco mais formal. Mas isso não significa que precisa ser chato. Você pode aproveitar essa rede pra destacar sua empresa e produtos, fazer conexões com outras empresas e até criar parcerias. Se o seu produto é do tipo B2B, vale à pena construir uma presença por lá. Com o crescente número de usuários ativos, o LinkeIn também vem criando novas ferramentas de publicação pra ajudar sua empresa a se destacar.

Já o Facebook permite interações mais ecléticas e disponibiliza inúmeras ferramentas pra isso. A rede possibilita mesclar informação relevante e entretenimento com um toque de publicidade através de textos, emoticons, vídeos, gifs e anúncios pagos. Só lembre de criar uma página ao invés de usar um perfil pessoal para divulgar sua empresa no Facebook. Assim, você “ganha” várias ferramentas extras para otimizar seu conteúdo e aumentar o alcance da sua marca.

O Instagram é a rede social onde as imagens falam mais alto. Além das imagens, é voltada também para a produção de vídeos ao vivo ou, se gravados, podem conter até 60 segundos. Mensagens diretas, comentários em posts e as famosas hashtags (#) são as formas de atingir o público-alvo nessa rede.

3. Diversifique seus posts nas redes sociais

Nem só de texto ou imagens vivem as redes sociais – mas de tudo isso junto! Respeitando as particularidades de cada rede você pode (e deve) diversificar o conteúdo que publica para alcançar um número maior de pessoas, que buscam um determinado modelo de musa rústica de madeira, por exemplo.

Quando estamos passando pelo feed das redes sociais, é certo que as imagens são difíceis de ignorar. Elas realmente são poderosas para conectar pessoas a uma marca – ao menos nos primeiros segundos.

Mas, digamos que o seu público do Facebook não goste muito de imagens com frases de efeito e, ao mesmo tempo, se prenda a vídeos curtos. Então, que tal publicar um vídeo ou um gif que passe a mensagem que você quer?

O grande segredo é ficar atento ao tipo de conteúdo que seu público mais gosta e interage. Depois disso, é hora de criar suas variações de conteúdo e continuar apostando na interação.

4. Não basta publicar, tem que participar

Você pode até agendar as postagens da semana, mas pra fazer um bom marketing nas redes sociais, é preciso participar interagindo com sua audiência.

São boas opções lançar enquetes e pedir opiniões ou comentários, criando oportunidades para que seu público interaja mais com a marca. E, como você já leu acima, responder comentários e mensagens é fundamental.

Se estiver divulgando seu negócio através de uma página no Facebook, responder mensagens rapidamente vai ativar um “selo” que mostra que sua empresa é ágil na comunicação com os usuários.

Outra alternativa é usar as mensagens automáticas de boas-vindas para iniciar uma conversa com visitantes da sua página. Ou até lançar mão de chatbots, os programas que simulam conversas humanas com respostas baseadas nas principais perguntas dos usuários.

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